Equipes do EBEP/SESI-RN ficam com 1º e 2º lugares no Torneio de Robótica “First Lego League”

20/11/2017   12h56


Os duzentos jovens que passaram dois dias no ambiente de confraternização, animação e incentivo ao conhecimento, no ginásio do SesiClube, vivenciaram momentos de expectativa, na tarde do sábado (18), quando houve o anúncio das equipes campeãs do Torneio de Robótica “First Lego League” e entrega dos troféus e medalhas. O primeiro e segundo lugares foram conquistados por equipes formadas por estudante do EBEP (Educação Básica e Profissional) do SESI-RN.

 

 

Em primeiro lugar, ficou a equipe BUILDER 5; em segundo; a DIX e em terceiro, a ROBOTEEN. Além destas três, conquistou a vaga para a etapa nacional do torneio de robótica a ROBOTEEN. A primeira suplência na classificação para a fase nacional ficou com o grupo de competidores que tinha os mais jovens participantes desta edição regional, a THE PLAYERS, com estudantes de nove e dez anos.

 

 

Ainda houve entrega dos troféus para os que obtiveram as melhores pontuações em Desafio do robô, Design do robô e Projeto de pesquisa. Os juízes também selecionaram as equipes e participantes que se destacaram como Estrela iniciante, Voluntário destaque, Desempenho robô e Campeão das finais (veja lista completa dos vencedores por categoria na lista abaixo).

 

 

“O objetivo é que essas crianças e jovens saírem do torneio com sede de aprender , com interesse ainda maior em novas experiências e novos conhecimentos e isso foi atingido”, disse Gerente Executiva de Educação do SESI, Ana Karenina

 

 

“Cada vez mais percebemos que este torneio tem cumprido sua missão de incentivar o acesso à tecnologia, despertar o interesse de crianças e jovens para a engenharia”, afirmou Perla Amorim, que representou o Departamento Nacional do SESI na solenidade de encerramento.

 

 

Emocionada, Luíza Eduarda, estudante do primeiro ano do ensino médio do EBEP, no SESI-RN, comemorou com entusiasmo o primeiro lugar da equipe que integra, a BUILDER 5. “Sempre gostei desta área e, no SESI, tive a chance e me dedicar e treinar. Conseguimos formar a equipe e já nesta nossa primeira participação ficamos em primeiro, isto tudo é muito gratificante”, comentou.

 

Ela disse também que os jovens que estão na equipe ficaram atentos ao tema da temporada que é “Água! Como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos”. Os robôs que cumprem as missões relacionadas com o tema, durante o torneio, são projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levam em consideração, entre outros aspectos, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Os estudantes também precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre que é uma competição amigável.

 

 

As quatro equipes da etapa regional que garantiram vaga no Torneio Nacional de Robótica estarão em Curitiba, entre os dias dia 16 a 18 de março, do próximo ano, onde vão participar, no Campus da Indústria e no Centro de Exposições Horácio Coimbra, esta nova fase do torneio.

 

VENCEDORES

PREMIAÇÃO OFICIAL :

CHAMPION’S AWARD:
3º lugar: DIX
2º lugar: ROBOTEEN
1º lugar: BUILDER 5

EQUIPES CLASSIFICADAS PARA A ETAPA NACIONAL:
BUILDER 5
ROBOTEEN
DIX
SCORPIONS

>> Desafio do robô: BUILDER 5 (1º lugar)
>> Design do robô: SCORPIONS (1º lugar)
>> Projeto de pesquisa: PULSEFIRE
>> Core Values: SPECTRUS

Premiação extra oficial
Contra todas as adversidades: TROOPER BOTS
Estrela iniciante: WINX
Técnico: JOSINALDO / BUILDER 5 ROBOTEEN
Voluntário destaque / juiz : CLAUDIONOR NETO
Voluntário destaque / Anjo: FRANCISCO DIAL
Desempenho robô / finais: 155 x 200
Campeão das finais: Scorpions

Skip to content