Estudante de Mossoró é destaque no simulado do SESI Brasil

20/12/2017   09h30

O estudante da Educação Básica e Educação Profissional – EBEP / Mossoró, Luan Vinícius Fonseca, 17 anos, se destacou em quinto lugar como melhor aluno no simulado do SESI Brasil. O processo de avaliação teve participação de 3.875 alunos, 49 escolas e 16 estados.

 

Entre as disciplinas avaliadas, Luan Vinícius foi classificado em quarto em Matemática e em quinto lugar em Ciências da Natureza. A análise foi realizada pela Teoria de Resposta ao Item – TRI e aplicada duas vezes no ano pelo Somos Educação.

 

O recém-aprovado que acaba de concluir o ensino médio, além de receber o mérito no ranking nacional, ocupou também o primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Norte.

 

“Sou grato à educação do SESI por fazer a diferença com sua equipe pedagógica sempre disposta a auxiliar dentro e fora da sala de aula. O reconhecimento dessa colocação é resultado de muita dedicação e competência do corpo docente no decorrer dos três anos”, disse o aluno.

 

Sobre a Prova Brasil/SAEB

 

As avaliações compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica do país. As aplicações são realizadas a cada dois anos. A primeira aplicação do SAEB ocorreu em 1990 e da Prova Brasil em 2005. O SAEB é aplicado a estudantes, das redes públicas e privadas, da zona urbana e rural, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Este sistema avaliativo é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes participam da prova.

 

A Prova Brasil é aplicada apenas a estudantes do Ensino Fundamental que cursam o 5º e 9º anos, das escolas públicas da área urbana e rural. Todos os estudantes matriculados nestas séries devem fazer a prova.

 

Através dos resultados obtidos nestas avaliações, tem-se um diagnóstico da educação brasileira, em larga escala, avaliando-se, assim, a qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro. A partir dos dados obtidos, políticas públicas são estabelecidas visando à melhoria dos resultados e a promoção de uma educação de qualidade.

 

As avaliações são compostas de testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática e questionários socioeconômicos aplicados a estudantes de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os questionários são respondidos, também, por professores e diretores das escolas, obtendo-se informações importantes sobre dados demográficos, perfil dos profissionais e condições de trabalho, aspectos que interferem decisivamente na qualidade educacional das escolas de nosso país.

 

Os resultados destas avaliações são disponibilizados a toda a sociedade que pode acompanhar a evolução do desempenho das escolas. Isto possibilita a participação de todos na busca pela melhoria da qualidade de ensino. As médias de desempenho subsidiam o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

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