PROJETO VIRAVIDA

Idealizador do Projeto

De 1947 até 2002, no total, 15 empresários presidiram o Conselho Nacional do SESI. No entanto, em 2003 – com a chegada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – o posto foi ocupado, pela primeira vez, por um trabalhador metalúrgico, com passado de expressiva atuação no movimento sindical. Há nove anos, o Conselho Nacional do SESI é presidido por Jair Antônio Meneguelli, que também coordena o Fórum Nacional do Sistema S.

 

Meneguelli nasceu na cidade de São Paulo, em 16 de julho de 1947. Frequentou, em 1963, a Escola Roberto Simonsen, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, em 1971, foi admitido como ferramenteiro na Willys Overland do Brasil, incorporada pela Ford do Brasil.

 

Filiou-se, em 1977, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Participou em 1980 da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1981, Meneguelli foi eleito para a presidência do sindicato. Em agosto do mesmo ano, participou da I Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

 

A frente da Central Única dos Trabalhadores – CUT por onze anos, Meneguelli ajudou a escrever parte importante da história nacional no que tange o enfrentamento às políticas trabalhista e salarial brasileiras. Permaneceu na presidência da Central até 1994, oferecendo coerência, firmeza e propostas alternativas aos desafios, contribuindo decisivamente para transformá-la na maior central sindical da América Latina.

 

Em 1993, passou a atuar também como representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS. Eleito deputado federal, empossado em 1995, Jair Meneguelli participou dos trabalhos legislativos como membro titular da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e vice-líder do PT. De 1995 a 2002, em seus dois mandatos como deputado, continuou a defender os direitos e a organização dos trabalhadores, combatendo o desemprego e lutando por uma legislação trabalhista mais atual e com avanços nas conquistas dos trabalhadores.

 

Em 05 de fevereiro de 2003, Jair Meneguelli assumiu a presidência do Conselho Nacional do SESI. O órgão, de perfil normativo e fiscalizador, passou a desempenhar papel de articulador junto aos órgãos executivos do Sistema S e demais agentes sociais para o desenvolvimento de políticas vinculadas à responsabilidade social.

 

Meneguelli percebeu a importância de sensibilizar diferentes atores para a necessária ampliação do papel de responsabilidade social das empresas e, assim, tem trabalhado para criar formas de ampliar os direitos e reduzir a exclusão, por meio da educação e da capacitação profissional.

 

No ano de 2007, em férias de fim de ano com a família na cidade de Fortaleza/CE, Jair Meneguelli passeava na Praia do Futuro e se deparou com uma cena que o chocou, ao ver uma mulher recebendo algumas jovens desacompanhadas e encaminhando as até uma barraca na praia repleta de homens. Indignado com o que via, chamou uma das jovens e lhe fez uma pergunta: o que vocês estão fazendo naquela barraca com tantos homens?

 

A jovem prontamente tratou de esclarecer sobre a situação de exploração sexual e relatou que estava vendendo seu corpo juntamente com suas amigas, pelo fato de não ter opção de emprego pelas condições sociais que vivia, com os pais desempregados, baixa escolaridade e sem perspectiva de futuro.

 

Diante daquela situação de indignação, o Presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli retornou à Brasília, reuniu sua equipe e buscou entender sobre a temática de enfrentamento à exploração sexual no Brasil junto ao poder público e organizações não governamentais e percebeu que até então nenhum programa pulico ou privado havia trabalhado com adolescentes e jovens vítimas de violência sexual pelo viés da formação profissional.

 

Contratou consultores e especialistas no campo dos direitos humanos para embasar e estruturar o projeto social que se concretizou pelo nome de Projeto VIRAVIDA.

 

O Fortalecimento do Projeto VIRAVIDA se dá pelas parcerias institucionais públicas e privadas, especialmente pelo Sistema S (SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE, SESCOOP, SEST/SENAT) que possibilita uma integração com o segmento produtivo local e regional.

Skip to content