Projeto Viravida, do SESI-RN, entrega certificados de formação profissional a 96 jovens

22/11/2017   22h20

 

O Projeto Viravida, do SESI-RN, realizou nesta quarta-feira, 22, na Casa da Indústria, solenidade de formatura de 96 jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos.  O Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, representou o presidente Amaro Sales. O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, a equipe de Educação e a equipe do Viravida, estiveram presentes à cerimônia, que contou também com a presença dos familiares dos formandos. Confira Galeria de Fotos no Final.

 

Também participaram do evento, a Diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo, a superintendente do IEL-RN, Angélica Teixeira, e parceiros de ONG’s e empresas, entre eles, Ewerton Cortês, da ONG Atitude Cooperação, Erica Raissa, do Lar Fabiano de Cristo, Cristiane Costa, do Coletivo Coca Cola, e Michel Serafim, da Outback Steakhouse. A solenidade contou com uma apresentação musical da “Orquestra Tocando a Vida com D’Amore”.

 

Os alunos Thiago Rodrigues da Silva e Fabiana Oliveira da Silva falaram em nome dos colegas, ambos destacando a importância do Viravida na vida de todos. A mestre de cerimônia foi Aylane, aluna egressa do projeto no RN.

 

Dos 96 formandos, 56 já estão no mercado de trabalho, alguns antes do término da série de cursos ministrados durante este ano, como Técnicas de Vendas, Agentes Administrativos, Comunicação e Marketing.

 

O Viravida compreende um processo intervenções psicossocioeducativas com foco no desenvolvimento humano, inclui atendimento social, acompanhamento pedagógico e educação básica visando à formação profissional e a elevação da escolaridade.

 

O Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, parabenizou as ONG’s e demais parceiros por ter possibilitado a oferta de cursos e estendeu a conquista dos alunos às famílias. “Que vocês continuem se capacitando porque o conhecimento não cessa e vocês têm de estar cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”, disse Roberto Serquiz, ressaltando que o importante é conceber uma meta e alcançá-la. “Vocês precisam continuar acreditando no potencial que tem para irem cada vez mais longe”, disse o Diretor da FIERN.

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, disse que o Viravida potiguar é referência no Brasil porque tem baixa evasão, é realizado com baixo custo e tem alta empregabilidade. Ele agradeceu a equipe de Educação, do Projeto e fez uma agradecimento especial às empresas, que abriram as portas para os formandos, e às famílias dos jovens, pelo papel que exerceram junto a eles, permitindo galgarem um novo patamar em suas vidas. Juliano Martins disse que os jovens ainda tem muito o que conquistar e as portas do SESI, SENAI e IEL estão abertas para todos eles fazerem novas capacitações.

 

“Nesta nova etapa, passamos a constituir duas parcerias com as Ongs Atitude Cooperação e Lar Fabiano de Cristo, ambas situadas no bairro de Felipe Camarão, cujos participantes são mais de 80% residentes desta comunidade”, disse o Coordenador Técnico Operacional do projeto, Gilson Costa. Ele destaca o apadrinhamento da empresa Água Mineral Santa Maria aos alunos, por meio da oferta do curso de Informática Básica do SESI, uma demonstração de integração e parceria com a Indústria do Rio Grande do Norte.

 

“O que se enaltece, por fim, é o resultado, advindo do esforço desses jovens que, apoiados pelos seus familiares e pelos educadores do Projeto, bem como, das Ongs parceiras, venceram as adversidades e ressignificaram suas histórias de vida, alcançado a formação profissional e a inserção sócio produtiva com 56% de inserção no mercado de trabalho”, afirmou Gilson Costa.

 

[ape-gallery 9624]

Skip to content