Torneio de Robótica

  • TORNEIO REGIONAL FLL
  • SOMOS UM TIME
  • DIVIDIMOS EXPERIÊNCIAS
  • NOS DIVERTIMOS
  • #AQUIÉSESI
Faltam:

Torneio

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2'30".

Criada em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® Mindstorms® NXT.

Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.

Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora? As respostas para estas e outras questões foram pesquisadas pelos participantes do Torneio de Robótica First Lego League durante a temporada World Class, lançada em 26 de agosto de 2014. Durante o desafio, as equipes escolheram temas relacionados ao aprendizado e criaram uma soluções inovadoras para aperfeiçoar o processo. Na prática, os times ensinaram maneiras pelas quais as pessoas querem e precisam aprender.
Não estamos falando de lixo – nós estamos fazendo a limpeza! No desafio FIRST LEGO League de 2015, cerca de 290.000 crianças de idades entre 9 e 16 anos, de mais de 80 países, irão explorar o mundo fascinante do lixo. Considerando a coleta, a separação, a reutilização e o manejo inteligente do lixo, há mais coisas do que os olhos podem perceber. Junte-se às equipes FIRST LEGO League na trilha do lixo (do inglês, Trash Trek) para descobrir o mundo secreto (ou não tão secreto) do lixo!
Na nova temporada do Torneio de Robótica FLL, batizada de Animal Allies (aliados animais, em português), pessoas e bichos devem se aliar na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras. O desafio lembra muito a rotina de profissionais como engenheiros ou cientistas de campo.
A temporada do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League 2017/2018 já começou. Nesse desafio, alunos de 9 a 16 anos de 80 países irão descobrir o que pode se tornar possível quando entendemos o que acontece com a nossa água. Mergulhe na temporada 2017/2018 HYDRO DYNAMICS e aprenda tudo sobre a água – como a encontramos, transportamos, usamos ou descartamos.

PROGRAMAÇÃO

17 de Novembro

18 de Novembro

Local - Ginásio do SESICLUBE / Natal

Avenida Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova, Natal-RN

FOTOS

Depoimentos

Author Image 1

O torneio de robótica FLL me ajudou a desenvolver técnicas e habilidades não só na área tecnológica, como também na capacidade de solucionar problemas, estimular a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e incentivo no aprendizado, dentre outros benefícios ao qual auxiliou no desempenho pessoal.

Gabriel Jefferson

Author Image 1

Participar do torneio de robótica FLL foi uma experiência bastante gratificante, pois evolui muito como pessoa, ele me fez aprender a trabalhar em equipe, e a ser mais responsável e criativo. Além disso, através da vivência da robótica descobri a área que quero seguir na minha vida profissional, que é a de engenharia. Levarei os valores propostos pela competição para o resto da minha vida, pois eles são essenciais para conviver bem em sociedade e consigo. "O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos.

Tadayoshi Neto

Author Image 1

Com certeza uma das experiências mais gratificantes que já pude vivenciar na minha vida. Ser competidor, um aprendiz, no torneio da FLL é muito mais que participar de uma competição sobre robôs, se trata de compartilhamento, me ajudou a descobrir talentos que jamais pensei que teria, fez com que eu conhecesse pessoas incríveis, tudo isso, enquanto eu ajudava a melhorar o mundo e as pessoas que há nele com simples peças de lego. Posso dizer que sou um ser humano muito melhor e não tem palavras que possam descrever completamente tudo aquilo que a FLL me proporcionou, mas me sinto extremamente feliz por ter encontrado uma nova família e ter participado de algo tão único, que só quem tem o prazer de fazer parte, sabe como é.

Thayna Laiza

Author Image 1

A partir do Torneio de Robótica FLL, me tornei um aluno mais esforçado e dedicado em tudo que faço, aprendi a trabalhar em grupo e respeitar o espírito de competição amigável, a robótica realmente transformou o meu modo de viver e sou grato por ter participado da FLL.

Matheus Filipe

Author Image 1

Participar do Torneio de Robótica, FLL, foi uma experiência incrível. Fiz amizades que levarei para o resto da vida. Aprendi a trabalhar em equipe, superar meus limites, ultrapassar meus medos e vencer a timidez. A robótica só acrescentou coisas boas a minha vida. O conhecimento adquirido, durante toda a trajetória, é sem igual. Mesmo com todos os desafios e dificuldades, as equipes do SESI sempre conseguiram alcançar seus objetivos, através da persistência. Foi um período maravilhoso da minha vida em que eu pude fazer muitas descobertas. Sinto-me bastante feliz e satisfeita com todos os resultados que alcançamos durante as competições e faria tudo novamente, se fosse possível.

Julya Angélica

Author Image 1

Foi com a FLL que eu tive a oportunidade de conhecer pessoas totalmente distintas que mudaram minha vida, se tornaram meus melhores amigos e foi com eles que dividi os melhores momentos da minha vida. O torneio nos trouxe grandes aprendizados, dias de risadas e brincadeiras, além de responsabilidades e compromisso. O mais empolgante e estimulador de tudo é que você não guarda todo conhecimento para você, aprendemos a compartilhar tudo que sabemos!! Isto é a FLL para mim, diversão, conhecimento e compartilhamento!!!!

Letícia Renovato

Author Image 1

Participar da competição de robótica First Lego League, foi uma das experiências mais incríveis e inesquecíveis da minha vida. O torneio proporcionou para mim, amizades com várias equipes, até mesmo de outro estado, muito aprendizado e alegria. Além disso, a equipe, os técnicos, mentores e juízes deram seu melhor para o desempenho da equipe e dos competidores na temporada Animal Aliens 2017. A parte mais incrível que achei do torneio, é o core valeus que faz com que as equipes se juntem e torça uma pela outra, isso é incrivelmente lindo. Pretendo continuar participando do torneio, seja como juíza, mentora ou técnica, é uma competição incrível e jamais quero deixa-lá. Eu amo a robótica e amo todo o aprendizado que ela deixou pra mim, com certeza foi uma das melhores coisas que aconteceu em toda a minha vida."

Ana Carolina

Author Image 1

A robótica me proporcionou várias experiências inesquecíveis, desde o aprendizado a diversão. Eu sempre tive uma grande dificuldade em me enturmar e criar novas amizades, mas o pessoal da minha equipe, assim como as outras equipes, me acolheram e me ensinaram tudo aquilo que eu não tinha conhecimento. As principais lições que eu adquiri foram: o trabalho em equipe; a manter a paciência; que as vezes uma parte bem feita e mais importante que um todo mal feito; o compromisso com os prazos e, principalmente, se divertir com o processo acima de tudo.

Jordão Lopes

Author Image 1

A FLL é uma experiência única. Um torneio o qual você adere aprendizados os quais são levados para o resto da vida. Não é uma competição com o objetivo de ganhar, mas sim com o objetivo de ensinar. Ensinar a trabalhar em equipe, a procurar soluções rápidas em meio ao torneio, principalmente quando o robô erra, e o principal a solidariedade e respeito. Assim, é normal você encontrar equipes as quais possuam problemas e outras equipes ajudando elas. Já cheguei a encontrar na vida situações problemas que enfrentamos durante o torneio. Se durante o torneio algo der errado você gostaria que alguém te ajudasse, o mesmo vale para fora do torneio. O mais importante que a FLL deixou em mim foi o modo de pensar ao ver um determinado problema, uma forma a qual você se coloca no lugar do outro e vê que se fosse você ali, tu gostarias de ser ajudado.

João Victor

Author Image 1

A FLL não é apenas um torneio, é algo proporciona uma mudança boa na sua vida, conheci pessoas fiz muitas amizades e o mais importante acredito que seja o exercício da competição amigável onde aprendemos a enxergar nossos oponentes como amigos e pessoas que podem te ajudar e compartilhar experiencias. A competição traz ensinamentos que iremos usar por toda nossa vida como a dedicação, o trabalho em equipe, como achar soluções para problemas e o cultivo da amizade e o respeito. A FLL me ensinou a pensar fora da caixa, ou seja, expandir o meu pensamento não procurar soluções apenas com o que esta ali, mas procurar informações perguntar, questionar e achar a melhor resolução. O torneio acrescentou muito em minha vida e acho que o impacto será o mesmo em outras vidas.

Vitor Gabriel

Vídeo Institucional - Torneio de 2015




Vídeos Antigos

CONTATO

Nome:

Telefone:

Email:

Mensagem:

Desenvolvimento: UNITEC / FIERN