SESI Escola encerra Gincana com êxito em Mossoró ao som dos tambores

← Voltar para as notícias

A Gincana Escola do Serviço Social da Indústria – SESI/Mossoró encerrou as atividades com êxito ao som de instrumentos musicais de percussão como bumbo, repinique, surdo e tarol, no município. Em sua segunda edição, o evento ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI -, Ítalo Bologna. A programação integrou o calendário letivo e abordou o tema: “Escola Indústria do Desenvolvimento, Cultura e Conhecimento”.

Composta por 203 estudantes e divida em seis equipes que foram intituladas em Mercúrio, Savages, Phoenix, Zombie, Mecanizados e Atlantis, os participantes da Gincana mostraram que podiam ser desafiados nas provas submetidas no decorrer das apresentações. Como resultado, estão 253 de bolsas de sangue conquistadas, todas doadas ao Hemocentro de Mossoró em ação solidária. Já em outra prova, foram computadas 108 industriários, que estão dispostos a voltar à sala de aula, e hoje integram ao Programa da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do SESI.

Visitas nas indústrias, treinamento funcional, futebol e fitdance integraram as atividades deste evento. Paródias realizadas com canções voltadas para a “Saúde e Segurança” foram exibidas pelos estudantes em apresentações livres. Houve também um quadro recreativo com perguntas e respostas relacionadas ao Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Das 60 questões apresentas, tivemos um quantitativo de 75% assertivas. O resultado mostrou que os alunos não apenas vivenciaram um momento lúdico, mas também o aprendizado na prática.

A ação tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos pilares de aprendizado da educação, como conviver, fazer, pensar e conhecer, ser, empreender e transcender, além de proporcionar a integração entre os estudantes, funcionários, pais e comunidade.

De acordo com a supervisora pedagógica, Iadja Linhares, apesar de a Gincana trazer um viés de competitivo, não faltou à cooperação, integração e união dos alunos, além de demostrar o respeito um pelo outro e o exercício de colocar em prática o papel da cidadania. “O evento socioeducativo não apenas contribuiu para mostrar o trabalho em equipe, mas também para proporcionar conhecimentos de diversas áreas, voltadas para a educação”, disse.

“As atividades contribuíram bastante para união da equipe, além de oportunizar que cada estudante pudesse opinar mediante decisões das tarefas”, enfatizou a estudante Ana Lice Amorim. “O evento nos conscientizou e nos proporcionou ainda mais a conscientizar as pessoas sobre a importância da ação social, além de unificar todos os envolvidos a realizar um trabalho em conjunto”, completa a aluna, Brenda Oliveira.

A Gincana do SESI contou com todos os estudantes dos turnos matutino e vespertino para serem protagonista desta ação, através de momentos lúdicos para a construção de conhecimento, socialização e confraternização.

Formada por duas comissões: A organizadora – responsável pela elaboração, aplicação, averiguação e fiscalização; e a julgadora – responsável por julgar às provas – que elegeu as equipes Atlantis, ocupando a primeira colocação; Mecanizados, na segunda posição e Phoenix na terceira.

Essa iniciativa integrou aproximadamente 600 pessoas durante os dois dias de atividades, entre alunos, colaboradores e comunidade.