SESI Escola: Equipe Builder5 e sua participação no Torneio Nacional de Robótica

← Voltar para as notícias

Aconteceu entre os dias 16 a 18 de março de 2018 o Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO. Ao todo 83 equipes oriundas de escolas públicas e privadas de vários estados brasileiros mobilizaram suas equipes e partiram em direção a Curitiba para o maior torneio de Robótica do país, que aconteceu no Campus da Federação das Indústrias do Paraná, que teve como tema “Hydro dynamics” – o desafio dos grupos foi esmiuçar e elucidar propostas arrojadas, contemporâneas que viabilize a problemática que alcança milhões de pessoas pelo mundo a fora – que é transportar e utilizar a água com racionalidade e equilíbrio – anualmente a competição é organizado pelo Serviço Social da Industria (SESI). As vagas foram conquistadas em seletivas regionais e mais uma vez a Escola SESI Natal fez-se presente nesse importante evento que fomenta e estimula o fascínio dos educandos pela tecnologia e ciência atrelados ao currículo escolar.

A equipe do SESI é formada pelos alunos do EBEP (Educação Básica e Profissionalizante), são 10 alunos e dois técnicos que compõem a equipe Builder5. O projeto que qualificou a participação para o Torneio Nacional foi desenvolvido como forma de sanar o desperdício de água nas descargas residenciais. Os mecanismos que impedem a utilização de água em excesso são genéricos, atualmente muito utilizado em descargas acopladas, tem custos elevados e necessita de dois acionamentos para seu pleno funcionamento. Os alunos do SESI-RN construirão um protótipo em um tipo de descarga de plástico, que é mais acessível. Os alunos projetarão um equipamento otimizando a instalação de duas cordas de acionamento, uma das quais com opção para uso mais limitado de água.

Na competição os alunos apresentam a pesquisa, como também realizam as atividades propostas no torneio, como o desafio do Robô. Nesta, os discentes posicionam os robôs de Lego para executar as missões definidas. A criação dos robôs é feita pelos alunos e são avaliados quanto ao seu funcionamento e design.

Em tempos de avanços crescentes e aprimoramento interdisciplinar é sabido que na educação a robótica contribui significativamente para a formação e a qualificação de alunos, fundamentando-se numa metodologia dinâmica e interacionista, muito difundida por Vygotsky (1896 -1934) que defendia que o aprendizado do aluno está intimamente ligado ao entrelaçamento cultural. A escola SESI muito se orgulha do comprometimento e dedicação de seus alunos e seus colaboradores tendo em vista que anualmente seus discentes são classificados para participar de tão relevante campeonato nacional.

Por Patrícia Kívia Martins, supervisora pedagógica