Alunos da Escola SESI participam da 12ª Mostra Brasileira de Foguete

← Voltar para as notícias

Nesta quinta-feira, 17 de Maio, alunos da Escola SESI participaram da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG Nível 4, destinada a alunos de Ensino Médio. A atividade Trata-se de uma Olimpíada escolar inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Como mencionado, os foguetes foram construídos pelos discentes a partir de duas garrafas pets de qualquer volume, que ficava presa numa base de lançamento também presa no chão, tendo como combustível somente a mistura de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio.

Na oportunidade, 4 equipes da Escola SESI construíram e lançaram seus foguetes obtendo alcances variados de 35 m a 105 m. Cerca de 200 equipes de alunos (constituídas de 1 professor e no máximo 3 alunos) do ensino médio serão selecionadas para participarem da Jornada de Foguetes dentre aquelas com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete.

Equipes que conseguiram Alcances superiores a 100 metros, estão aptas a serem convidadas para a Jornada Brasileira de Foguetes que acontece na Cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Os alunos aguardam, ansiosos, o resultado consolidado dessa seletiva.

“A construção e o lançamento de foguetes não são apenas competição, uma vez que a atividade favorece o aprendizado em disciplinas como Matemática, Química e Física, conforme explica o professor Josinaldo Araújo, que coordena as olimpíadas científicas na Escola SESI”.