SAPIENTIA – OLIMPÍADA DO FUTURO (Edição 2020)

← Voltar para as notícias

Rede SESI de Educação
SESI Escola São Gonçalo do Amarante

SAPIENTIA – OLIMPÍADA DO FUTURO
Edição 2020

Equipe de estudantes das escolas SESI Natal e São Gonçalo do Amarante, participam da Sapientia – Olimpíada do Futuro, uma olimpíada a nível nacional que aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo. Os conteúdos abordados são pautados pela Agenda 2030 da ONU e enriquecidos pela visão de pensadores do século 21. Com mais de 20mil participantes, a equipe do SESI Escola RN está entre as 21 semifinalistas do Brasil. A equipe é formada por Dailton Lima e Elton Oliveira (alunos do SESI Escola São Gonçalo do Amarante) e Cailany Cavalcante, Gustavo Henrique e Marialice Gomes (alunos do SESI Escola Natal) sob orientação do Prof.de Física Josinaldo Araújo.

“Somos a equipe Nutrinim estamos participando da Sapientia – Olimpíada do Futuro, uma olimpíada a nível nacional, onde fomos desafiados a desenvolver um projeto relacionado a saúde. Respondendo essa temática, estamos desenvolvendo uma jujuba com o foco em pacientes oncológicos, que representam, apenas em 2020 cerca de 626 mil novos casos, no Brasil. Pacientes que são submetidos a tratamentos de quimioterapia e radioterapia, apresentam:

  1. Disgeusia ou Ageusia: condição que pode distorcer o paladar, ou causar a perda permanente;
  2. Hiposmia ou Anosmia: incapacidade de sentir odores ou apenas a diminuição do olfato;
  3. Xerostomia: associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.

Mediante a tal perda, um indivíduo que não tem a capacidade de identificar o sabor dos alimentos sente-se desmotivado para ingerir a comida, reduzindo a quantidade de alimentos consumidos. Gerando problemas, como anorexia, desnutrição, quadros depressivos e redução significativa da qualidade de vida, o que o faz passar por momentos realmente difíceis, tornando a sua rotina ainda mais complicada. Desenvolvemos uma formula de um doce capaz de solucionar todos os problemas acima mencionados, promovendo uma melhor qualidade de vida a esses pacientes. ” Destaca Dailton Lima, aluno da terceira série do ensino médio do SESI Escola São Gonçalo do Amarante.

Nos dias 12 e 13 de dezembro será a apresentação ao vivo dos 10 projetos finalistas, e em 2021 a premiação da melhor execução do projeto.