COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: DA ESCOLA Á CASA

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Rede SESI de Educação

SESI Escola São Gonçalo do Amarante

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: DA ESCOLA Á CASA

 

A biblioteca como organismo de informação tem como principal missão educar a comunidade acadêmica para aprimorar a competência informacional. Visando tal objetivo, a Biblioteca do SESI Escola São Gonçalo do Amarante em conjunto com a disciplina Projeto de Aprendizagem dos alunos dos Fundamental II – Anos Finais desenvolveram ações para apresentar noções básicas de pesquisas na internet em consonância com os acontecimentos históricos que culminaram para o decreto do Dia Internacional da Mulher e trajetória de vida da Nísia Floresta

Decorrente deste propósito, apresentou-se os passos da elaboração da investigação dos acontecimentos históricos mundiais que resultaram no decreto do Dia Internacional da Mulher e a trajetória de vida de Nísia Floresta.

Ao fim os alunos tiveram que realizar pesquisas em grupos sobre mulheres que marcaram a história do Rio Grande do Norte. Desta forma, a ação viabilizou a explanação e a prática de investigação. Todos alunos participaram da ação por meio de perguntas e participação das práticas pedagógicas, assim como da elaboração das suas pesquisas grupais.

Segundo Jéssica Souza Martins, bibliotecária do SESI Escola São Gonçalo do Amarante “O desenvolvimento da competência informacional prepara os alunos para a atualidade do mundo que produz cada vez mais informações. Deste modo, visa prepará-los para esse contexto de excessos. Para tanto, a biblioteca junto com a disciplina de Projetos de Aprendizagem realiza semanalmente ações com os alunos do Ensino dos Anos Finais para que eles sejam capazes de buscar, identificar, organizar e avaliar as informações. Esses conhecimentos são aplicados no contexto escolar, assim como na vida pessoal. Incialmente, foi apresentado os tipos das informações: científicas, atualidades e especializadas, e, como usá-las. A primeira é proveniente de pesquisas científicas e deve ser utilizá-la nos trabalhos escolares. Já as de atualidades são aquelas que acontecem no presente. E as especialidades diz respeito às oriundas das autoridades. Em seguida, foi apresentado as fontes de informações “Google Academic” e “Microsoft Academic” para a atualização nas pesquisas escolares. Afim de realizar a progressão, os alunos são incentivados constantemente a realizarem atividades prática. Os alunos do SESI Escola são encorajados a participarem de competições científicas estudantis, que muitas vezes necessitam realizar buscas por informações. Pensado nisso, a parceria com Projetos de Aprendizagem proporcionou uma reserva de tempo para as práticas das competências informacionais. Os alunos tornaram-se protagonista das disciplinas e frequentemente são incentivados a realizarem pesquisas. Além disso, são estimulados a relacionar e debater os temas pesquisados com os fatos atuais. Ao decorrer das aulas, é notório a evolução da qualidade das pesquisas e das apresentações das informações. Este tempo reservado para as práticas é um diferencial da Escola e proporcionam o desenvolvimento da competência informacional dos alunos dentro do ambiente escolar quanto fora, uma vez que necessitamos constantemente realizar pesquisas para tomarmos decisões. ”

Desta forma, a Biblioteca Escolar tornou-se um espaço que viabilizou o desenvolvimento habilidades informacionais para que os alunos estejam capacitados para lidar com o excesso de informações produzidas no mundo atual.