Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) está diretamente relacionado à promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores no exercício de suas funções. Ele visa realizar uma minuciosa e individual avaliação médica ocupacional dos trabalhadores diretamente relacionada às suas condições de trabalho.

 

– Qual o Objetivo?

Prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do trabalhador evitando gastos excessivos para a empresa com ações judiciais, multas do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) dentre outras.

 

– Obrigatoriedade do PCMSO

É um programa regulamentado pela Norma Regulamentadora nº7– NR7, estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria nº 24/94. Está respaldado na Convenção 161 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), respeitando os princípios éticos, morais e técnicos.

 

Todas as empresas, a partir de um funcionário contratado por regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem dispor de PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

 

– Como fazer o PCMSO?

É elaborado por Médicos do Trabalho após visita a empresa para avaliação médica ocupacional dos trabalhadores diretamente relacionada às suas condições de trabalho.

Sobre os Exames Complementares

A concretização da Saúde ocupacional do trabalhador compreende a realização de exames complementares. As solicitações são necessárias para a realização das Consultas Ocupacionais  (Admissionais, Periódicos, Mudança de função, Retorno ao Trabalho e Demissionais).

 

Exames Necessários ao PCMSO:

  • Acuidade Visual
  • Audiometria
  • Espirometria
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Exames Laboratoriais
  • Raios – X
  • Dentre outros

 

Quando realizar os Exames Complementares

O PCMSO descreve a periodicidade de realização de exames complementares que dependerá da atividade laboral que o trabalhador estará exposto, faixa etária, grau de risco da empresa, entre outros.

 

Onde fazer os exames complementares

  • Os exames complementares devem ser feitos nas unidades do SESI e/ou em clinicas e laboratórios credenciados.

Para mais informações sobre a rede credenciada entre em contato conosco.

Acuidade Visual

É um exame primário para detecção da capacidade funcional da visão e mede a habilidade da pessoa de ver nitidamente e sem esforço. É um teste subjetivo, já que a própria pessoa deve informar ao médico sobre o que vê e como o distingue.

Qual o Objetivo?

  • Atestar a plena condição clinica do trabalhador a executar determinada tarefa.
  • Informar através do exame realizado, a normalidade ou anormalidade do mesmo.

Como é realizado?

É realizado em um consultório, sala ou ambiente isento de claridade, considerando uma distância mínima de 5 metros entre o trabalhador a ser examinado e a tabela teste.

Recomenda-se realizar a avaliação da acuidade visual na admissão do trabalhador, e a cada 12 meses, nos exames periódicos.

Audiometria

O que é?

É um exame utilizado para avaliar a função auditiva, é rápido, indolor, não invasivo.  É previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7.

Qual o Objetivo?

Detectar o tipo, o grau, assim como a evolução da Perda Auditiva  Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE). Sendo muito útil para rastrear, direcionar e definir metas preventivas no ambiente laboral.

Como é realizado?

São apresentados sons através de fones  e de um vibrador ósseo. Ao perceber o som, o examinado deve apertar um botão.

O exame requer repouso auditivo de 14 horas. Geralmente é feito por um fonoaudiólogo ou  otorrinolaringologista, que são profissionais habilitados a realizá-lo e avaliar seu resultado.

Requisitos para realizar o exame:

  • O trabalhador deve compreender o teste, para respondê-lo adequadamente.
  • O trabalhador deve estar em repouso auditivo conforme os critérios preconizados pela Portaria 19 (NR-7).
  • Poderá ocorrer a necessidade da retirada de cerume para a realização do exame.

Espirometria Ocupacional

O que é?

É um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

Qual o Objetivo?

Avaliar e diagnosticar doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.

Como é realizado?

O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Requisitos para realizar o exame:

  • Recomenda-se não consumir chás, cafés ou bebidas alcoólicas 06 horas antes da realização do exame;
  • NÃO fumar 02 horas antes do exame;
  • Sob recomendação médica, suspender o uso de boncodilatadores de curta ação até 04 horas antes do exame e os de longa duração por 12 horas.
  • Quando em estado gripal ou resfriado, o exame deverá ser postergado.

Considerar as recomendações descritas para que o resultado seja o mais eficiente possível.

Eletrocardiograma

O que é?

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. É um procedimento não invasivo, que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. O eletrocardiograma é capaz de definir o número de batimentos por minuto, além do ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecarga cardíacas.

Qual o Objetivo?

É indicado para analisar doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas e as síndromes isquêmicas. Permite ao médico diagnosticar o infarto agudo do miocárdio.

Como é realizado?

Com o paciente em repouso, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Em seguida, cerca de seis eletrodos são aplicados em diferentes partes do corpo, que captarão os estímulos elétricos do coração e envia para um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que a registra em um gráfico.

No caso de homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.

– Requisitos para realizar o exame:

“Não é necessário jejum nem beber água, por exemplo,”. Indivíduos com marcapasso também podem fazer. Mas se a pessoa fuma, ela precisa ficar pelo menos 30 minutos antes do exame sem fumar. Outro cuidado é que, se ela veio caminhando ou até mesmo se subiu um lance de escadas, é necessário descansar por cerca de dez minutos, para o ritmo de o coração voltar ao normal.

Eletroencefalograma

O que é?

É um exame que registra a atividade elétrica do cérebro e que detecta alterações no encéfalo ou na função cerebral.

Qual o Objetivo?

O eletroencefalograma, também chamado de EEG, tem por finalidade a identificação de possíveis alterações da função cerebral do trabalhador que desempenha atividades em altura.

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Como é realizado?

O exame é realizado com o trabalhador deitado em uma maca, em um ambiente com pouca iluminação e silêncio, onde há necessidade da colocação de alguns eletrodos no couro cabeludo, capazes de captar a atividade elétrica cerebral. O exame tem duração aproximada de 40 minutos.

Requisitos para realizar o exame:

Recomendações: Lavar cabelo somente com sabão neutro (sabão de coco), Alimentação normal exceto produtos que contenham cafeína (café, refrigerante, chocolate, não ingerir bebida alcoólica).

Radiológicos

O que é?

Exame realizado para verificar o estado do pulmão quanto a sua textura. Ferramenta importante para a avaliação de comprometimento respiratório de origem ocupacional ou não.

Qual o Objetivo?

O objetivo da radiografia de tórax é servir de registro para a investigação de possíveis alterações da saúde de trabalhadores sintomáticos ou assintomáticos.

Como é realizado?

O paciente é posicionado perante o equipamento de RX, de acordo com o local do corpo a ser examinado. O Técnico de Radiologia que realiza o procedimento orienta sobre a conduta que se deve manter antes e durante o registro da imagem. Por vezes é necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem.

Requisitos para realizar o exame:

Dependendo do local do exame é necessário tirar a roupa e acessórios (brincos, piercings, relógio, colar, etc.) e colocar bata a ser disponibilizada no local. A fim de evitar bloqueios na passagem dos raios X e interferir na precisão do exame.

Atenção

Grávidas devem informar seu estado para receber a proteção adequada ao feto durante o exame.

Exames Laboratoriais

O que é?

Exame laboratorial é um conjunto de exames pedidos pelo médico para Avaliação Clínica ou da Saúde Ocupacional do Trabalhador, podendo a coleta ser realizada no laboratório ou em unidades móveis do SESI, e que tem como objetivo confirmar ou ajudar a fazer o diagnóstico de alguma doença ou cumprir com as exigências descritas no PCMSO (Programa de controle Médico de saúde Ocupacional).

Qual o Objetivo?

Os principais objetivos do exame laboratorial são confirmar, estabelecer ou complementar o diagnóstico clínico.
Fornecem elementos para o prognóstico de determinadas doenças.

Como é realizado?

É necessário recolher a amostra que vai ser analisada. Nessa primeira fase, é realizada a coleta, a manipulação e a conservação dessa amostra, para depois ser analisada em laboratório.

Requisitos para realizar o exame:

  • SUMÁRIO DE URINA: Após higiene da genitália, desprezar o 1° jato de urina e coletar o restante da 1° micção em coletor.
  • PARASITOLÓGICO DE FEZES: Coletar as fezes pela manhã em coletor universal.
  • GLICEMIA, COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS: Jejum de 12 horas.
  • HEMOGRAMA, PLAQUETAS, GRUPO SANGUÍNEO E FATOR RH: Não necessita de jejum.
  • MICOLÓGICO DE UNHA: O esmalte deve ser removido. Lavar as mãos com água e sabão antes da coleta.
  • ALA-U, ÁCIDO HIPÚRICO, FENOL, TRICLOROCOMPOSTOS, ÁCIDO METIL-HIPÚRICO, ÁCIDO METÍLICO URINÁRIO: Colher 50 ml de urina ao final da jornada de trabalho em coletor plástico. Conservar em refrigeração até chegar ao laboratório.
  • ARSÊNICO, MERCÚRIO, SELÊNIO, TELÚRIO: Colher 50 ml de urina ao final da jornada de trabalho em coletor plástico. Conservar em refrigeração até chegar ao laboratório.
  • CHUMBO URINÁRIO: Colher 50 ml de urina ao final da jornada de trabalho em coletor plástico. Conservar em refrigeração até chegar ao laboratório.
  • CHUMBO SANGUINEO: Colher sangue após jejum de 04 horas, antes de iniciar a jornada de trabalho, entre outros.

Atenção

As orientações a respeito dos exames complementares poderão variar de acordo com o método utilizado pelo Laboratório de Análises Clínicas.

Unidade do SESI-RN e Especialidades

Unidade Natal – Mor Gouveia

Especialidades médicas:

  • cardiologia
  • clínico geral
  • oftalmologia
  • otorrinolaringologia
  • ortopedia
  • pediatra
  • dermatologia
  • urologia
  • pneumologia
  • angiologia
  • alergologia
  • nefrologia
  • nutricionista
  • fisioterapia
  • angiologia
  • medicina do trabalho

Auxílio ao diagnóstico (exames complementares):

  • eletrocardiograma
  • ecocardiograma
  • teste ergométrico
  • eletroencefalograma
  • audiometria
  • espirometria
  • escleroterapia
  • Raio X geral e odontológico
  • análise clínica
  • vídeo laringoscopia
  • ultrassonografia
  • mamografia
  • densitometria óssea
  • dupller de artérias
  • ressonância magnética
  • tomografia
  • acuidade visual
  • teste alérgico

Odontologia

O atendimento odontológico desenvolve atividades visando tratar e prevenir doenças da cavidade oral, incluindo campanhas e atividades educativo-preventivas e corretivas.

  • odontologia básica
  • periodontia
  • endodontia
  • cirurgia bucal
  • implante
  • ortodontia
  • oclusão
  • prótese
  • odontopediatria

UOP NATAL

Av. Capitão Mor Gouveia, 1480, Lagoa Nova, Natal-RN
59063-400
Fone: (84) 3220 0418 / 3220 0461 / 3220 0475 e 3220 0476
Email: nso.adm@rn.sesi.org.br

Unidade Mossoró - Benjamin Constant

Especialidades médicas:

  • oftalmologia
  • clínica geral
  • ginecologia
  • cardiologia
  • otorrinolaringologia
  • pneumologia
  • ortopedia
  • fonoaudiologia
  • fisioterapia
  • medicina do trabalho

Auxílio ao diagnóstico

  • eletrocardiograma
  • eletroencefalograma
  • espirometria
  • Raio X geral
  • Análise clinica audiometria
  • Acuidade visual
  • Citologia oncótica (preventivo).

Odontologia

O atendimento odontológico desenvolve atividades visando tratar e prevenir doenças da cavidade oral, incluindo campanhas e atividades educativo-preventivas e corretivas.

  • Odontologia básica
  • Endodontia
  • Ortodontia
  • Odontopediatria
  • Prótese

CAT MOSSORÓ

Rua Benjamim Constant, 65, Centro, Mossoró-RN
590603-080
Fone: (84) 3317 1575
Email: nsst.mossoro@rn.sesi.org.br

Unidade Assu

Especialidade Médica:

  • Medicina do Trabalho

Auxílio ao diagnóstico (exames complementares):

  • Exames Laboratoriais de Análises Clínicas;
  • Audiometria;
  • Espirometria;
  • Acuidade Visual.

UOP ASSU

Rua Monsenhor Júlio Alves Bezerra, 1026, Assu-RN
Fone: (84) 3331 1913
Email: nsst.assu@rn.sesi.org.br

Unidade Macau – Augusto Severo

Especialidade Médica:

  • Medicina do Trabalho

Odontologia

O atendimento odontológico desenvolve atividades visando tratar e prevenir doenças da cavidade oral, incluindo campanhas e atividades educativo-preventivas e corretivas.

– Odontologia Básica

CAT MACAU

Rua Augusto Severo, 187, Macau-RN
59500-000
Fone: (84) 3521 1540 / 3521 2806
Email: celiam@rn.sesi.org.br

Unidades Móveis para atendimento à indústria, onde a indústria estiver

O atendimento às empresas por meio das unidades móveis oportuniza ao trabalhador realizar vários procedimentos e consultas ocupacionais, oftalmológicas, odontológicas, exames complementares (audiometria, análise clínica eletrocardiograma), evitando as perdas financeiras com o tempo do deslocamento e da ausência no turno de trabalho.

A qualidade dos serviços oferecidos pelo SESI é comprovada pelo BVQI – órgão certificador internacional da norma ISO 9001:2000.

  • Unidade Móvel de Audiometria
  • Unidade Móvel de Odontologia
  • Unidade Móvel de Exames Complementares
  • Unidade Móvel de Consultas Ocupacionais
  • Unidade Móvel de Oftalmologia
  • Unidade Móvel de Ginecologia