GESTÃO DO ABSENTEISMO

PROGRAMA SESI GESTÃO DO ABSENTEÍSMO

Análise, monitoramento e controle de todos os atestados de saúde do trabalhador

O programa é formado de cinco serviços de assessoria e consultoria que visam apoiar as indústrias na identificação e solução das questões relacionadas ao absenteísmo e sua gestão, além de identificar soluções adequadas para resolver os seus impactos no desempenho organizacional.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é a ausência do funcionário no processo de trabalho, seja por falta ou atraso. É um problema que aumenta os custos e diminui sensivelmente a produtividade das empresas.

O que é o Programa?

O Programa SESI de Gestão do Absenteísmo analisa o absenteísmo das empresas, através de diversas ações como monitoramento e gestão dos atestados, análise do FAP, gerenciamento epidemiológico e dos nexos previdenciários. Além disso, indicar medidas com relação às doenças ocupacionais, rotatividade e legislação. A implantação do programa auxilia na avaliação e acompanhamento do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), impactando consequentemente nos custos da empresa.

Quais os serviços?

Avaliação Inicial

Nesse serviço, o SESI avalia e classifica o nível de organização da empresa em relação à gestão do absenteísmo, comparando com empresas similares no mercado. Todas as informações geradas estarão resguardadas sob sigilo.

 

Com essa avaliação, é possível ofertar soluções personalizadas para os problemas de cada empresa, a partir dos demais serviços do programa. Esses produtos podem ser comercializados separadamente, já que cada um é direcionado para uma necessidade específica da indústria.

Gestão dos Afastamentos

Esse serviço é destinado às empresas que precisam reduzir os afastamentos de curto prazo (até 15 dias) e prevenir os de longo prazo (acima de 15 dias). A Gestão dos Afastamentos tem como objetivos principais:

  • Promover a regulamentação da entrega e recebimento de atestados e declarações de comparecimento, ampliando o conhecimento da empresa sobre a gestão desses documentos;
  • Permitir a avaliação especializada dos trabalhadores, visando à redução do tempo de afastamento e eventuais agravamentos e/ou recidivas;
  • Evitar encaminhamentos desnecessários para a previdência social (INSS) que podem impactar no Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Gestão de Nexos Previdenciários

Esse serviço é destinado às empresas que precisam implantar o processo de gestão sobre os nexos técnicos previdenciários (NTP): Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho e o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). O objetivo é prevenir o enquadramento automático de benefícios indevidos pelo INSS.

 

Por meio dessa consultoria, o SESI:

  • Elabora documentos na defesa da empresa junto à perícia do INSS, buscando evitar enquadramento de benefício acidentário indevido;
  • Acompanha regularmente o resultado de perícias junto ao INSS, instruindo as empresas sobre os procedimentos a serem adotados;
  • Elabora estudo técnico de evento quando recomendado e entrega documentação de contestação de nexo à empresa ou à agência do INSS designada para a perícia, garantindo a participação da empresa no processo.

Gestão do FAP

Serviço customizado de consultoria que apoia a indústria com os tipos de recursos previdenciários cabíveis no INSS, além de assessorar no desenvolvimento de estudos que consideram a relação dos afastamentos com o trabalho. O objetivo é evitar custos adicionais com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), com a prevenção do enquadramento automático de benefícios acidentários indevidos.

Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos

Esse serviço é destinado às empresas que precisam conhecer as causas e características dos afastamentos, para que possam definir e priorizar as soluções capazes de reduzir ou neutralizar as fontes geradoras de acidentes e ausências.

 

O SESI realiza análise dos dados do grupo de trabalhadores afastados; produz informações sobre esses afastamentos; identifica os principais problemas relacionados ao absenteísmo de cada empresa, e recomenda soluções em promoção da saúde, segurança e saúde no trabalho, com o objetivo de reduzir o número de casos.

Quais os benefícios para a empresa?

  • Redução do absenteísmo
  • Redução dos custos da empresa com afastamentos
  • Atendimento à legislação
  • Aumento da produtividade
  • Estímulo à competitividade

Para quem?

O Programa atende empresas de diversos segmentos e portes e é ofertado aos setores responsáveis pelo controle do absenteísmo da empresa, tais como Recursos Humanos, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e gestores de outras áreas/setores da empresa.

Skip to content