SESI-RN apoia Movimento Abril Verde para prevenção de acidentes de trabalho

19/04/2018   11h41

As entidades do Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) apoiam o Movimento Abril Verde, que mobiliza governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Este mês foi escolhido para promoção de uma ampla campanha em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado em 28 de abril.

 

A questão de segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço na estratégia do setor industrial. Pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

 

O SESI-RN também apoia a campanha. “Como se trata de segurança e saúde do trabalhador dentro das indústrias, à atenção tem que ser redobrada de forma que vise o desenvolvimento tanto do trabalhador como do empresário”, afirma o Gerente de SST do SESI-RN, Gustavo de Lima.

 

Ele explica que a inspeção para prevenção de acidentes no trabalho é feita durante os 12 meses do ano para combater acidentes e futuros problemas de saúde. “Tão somente é estudado uma melhor maneira de adaptação ao colaborador de forma preventiva”, diz Gustavo de Lima.

 

Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF) apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.

 

CONSULTORIA – Para apoiar as empresas em segurança e saúde no trabalho, as entidades do Sistema Indústria oferecem uma gama de soluções. O SESI, por exemplo, oferta serviços de consultoria e inteligência para ajudar na gestão de segurança e saúde no trabalho. Em 2017, mais de 4 milhões de trabalhadores foram atendidos em serviços de segurança e saúde no trabalho.

 

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desenvolve cursos técnicos na área. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participa de 29 fóruns nacionais e internacionais para tratar das necessidades de avanço na agenda de segurança e saúde no trabalho. Entre os destaques estão a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), responsável pelo acompanhamento das 36 Normas Regulamentadoras; Comissão Tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador (CTPAT) e da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR 12 que trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Skip to content