Professores do SESI-RN apresentam projetos de educação tecnológica para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

19/05/2022   12h11

 

Professores da SESI Escola do Rio Grande do Norte apresentaram ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na última quarta-feira (18), os projetos de educação tecnológica desenvolvidos pela Rede SESI de ensino no RN. A equipe foi recebida no MCTI, em Brasília, pela coordenadora geral em exercício de Popularização da Ciência, Zeily Teles de Carvalho, Maria do Socorro Silva de Araújo, assistente administrativa do MCTI, e pelo assistente em C&T, Samuel Leandro de Santana.

 

Em contrapartida à apresentação dos projetos, Zeily Teles reforçou o compromisso do MCTI com a educação tecnológica e com a popularização da ciência ao elencar diversos projetos que são desenvolvidos, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

 

Além disso, a coordenadora geral reforçou que “o MCTI é um canal aberto com as escolas das redes privada e pública de ensino, estando disponível para atuar com as instituições para capacitações ou participação nos eventos sobre educação tecnológica conduzidos pelas escolas”.

 

Ao final do encontro, os professores da Rede SESI do RN, que estão na capital para participar da capacitação nacional do Programa de Especialização Docente (PED), receberam da equipe do MCTI um kit com diversos recursos tecnológicos. O conjunto conta com dispositivos como óculos de realidade virtual, tabela periódica e anais de evento científico, que auxiliarão no fazer pedagógico, além de reforçar o incentivo ao ensino centrado nas tecnologias.

 

Participaram da visita e da capacitação do PED Brasil, os professores Leonardo da Silva Garcia, Josinaldo Pereira de Araújo, Gustavo Daniel Soares Souza, Heriberto Silva Nunes Bezerra, Diech Lobo Cardoso, Smith de Oliveira Torres, Fernando Laerty Ferreira da Silva Pedro, Bento Lécio Alves Gama, Paulo César Palhares Lima e Zania Christina Feitosa Lobo. Os docentes viajaram no último domingo para Brasília. O PED Brasil compreende dois cursos de pós-graduação lato sensu para professores: Especialização no Ensino de Ciências da Natureza e Especialização no Ensino de Matemática.

 

 

PED Brasil

O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.

 

No ano passado, o Departamento Regional do SESI no Rio Grande do Norte foi selecionado para participar desta que é primeira grande ação do Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI: PED Brasil. Além disso, a SESI Escola São Gonçalo do Amarante foi selecionada para sediar o Polo de Formação Regional do PED Brasil. Inicialmente, além do Rio Grande do Norte, o projeto piloto será implementado nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Sergipe.

 

O programa destina-se aos docentes da Educação básica e adota como ponto de partida os princípios do Stanford Teacher Education Program – STEP, o reconhecido programa de formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

 

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