SESI Escola Mossoró desenvolve projeto ‘O aluno protagonista do seu aprendizado’

14/07/2023   10h18

A SESI Escola Mossoró realizou o projeto de aprendizagem ‘O aluno, protagonista de seu aprendizado’ com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, coordenado pelo professor Airton Baracho, é promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando-os a assumir papéis de liderança e responsabilidade pelo ensino e compartilhamento de conhecimento.

 

O projeto faz parte da plataforma Lekto, utilizada pela escola, que de acordo com o professor Baracho, motiva a desenvolver metodologias inovadoras que favoreçam a mudança para um “paradigma de aprendizagem” que busca estratégias educacionais ligadas aos contextos reais dos alunos e suas motivações vitais que possam causar aprendizagens significativas.

 

Ele explica que entre essas metodologias estão os projetos de aprendizagem desenvolvidos com alunos do 9° ano na SESI Escola Mossoró. “Na proposta metodológica os alunos são convidados a vivenciar uma experiência como um professor, eles escolhem uma disciplina, planejam, apresentam a aula e realizam atividades e trabalhos com os demais colegas de sala”, explica o professor.

 

Para Airton Baracho, trabalhos assim fazem o aluno entender o papel do professor na educação e a sua importância. “Seus principais objetivos são aprofundar o conhecimento, desenvolver habilidades de comunicação, reforçar o aprendizado colaborativo, estimular habilidades de liderança e fortalecer a autoconfiança e a autoestima dos alunos”, reforça.

 

As atividades, realizadas nos meses de abril e maio deste ano, incluem miniaulas, grupos de estudo e tutoria entre pares. “Essa abordagem complementa o papel do professor, proporcionando uma aprendizagem mais participativa e centrada no aluno. Estamos falando de aprender ‘ao contrário’ de como é feito a partir de um paradigma de ensino tradicional”, diz o educador.

 

Os Projetos de Aprendizagem integram três elementos: exigências do currículo; preocupações e interesses dos alunos; e compromisso progressivo com as necessidades do contexto. Baracho enfatiza que é preciso dar a oportunidade aos alunos serem protagonistas para desenvolver a sensibilidade e o apreço pela vida nesse tempo e idade de aprendizado.

 

“Não há dúvida de que estas idades são cruciais no desenvolvimento das melhores possibilidades de cada aluno. E porque temos certeza de tudo isso, é que acreditamos nos benefícios dessas metodologias que finalmente promovem uma mudança no modelo educacional”, conclui.

 

Skip to content