SESI Clube oferece estrutura de excelência e promove saúde e bem-estar por meio da natação no RN

16/07/2025   10h29

Com um dos melhores centros de lazer do Rio Grande do Norte, o SESI Clube, em Natal, oferece atividades voltadas para o bem-estar, esporte e lazer de industriários, seus dependentes e a comunidade em geral, com destaque para a natação, que atende desde crianças até idosos. As atividades têm como foco a promoção da saúde, qualidade de vida e integração social, em um ambiente seguro e com estrutura de excelência.

 

O SESI Clube conta com 52 alunos federados, que participam de competições em diversas regiões do Brasil. Ao todo, são mais de 860 alunos matriculados, em diferentes faixas etárias, tanto nas categorias de competição quanto nas aulas regulares de natação e hidroginástica. As atividades acontecem a partir das 6h e seguem até as 21h, com turmas adaptadas para cada idade.

 

Segundo Denilza Faustino, coordenadora do Clube, o espaço se destaca pelo compromisso com o bem-estar físico e emocional dos alunos e pela atenção à infraestrutura. “O SESI se preocupa com cada detalhe: desde a qualidade da água até a acessibilidade dos espaços. As atividades proporcionam benefícios que vão além do físico e ajudam na autoestima, reduzem o estresse e estimulam a convivência social, o que é fundamental para todas as idades”, ressalta.

 

A instituição dispõe de uma piscina olímpica e uma semiolímpica, ambas salinizadas. Atualmente, seis instrutores atuam no espaço. Nas categorias de alto rendimento, o SESI Clube trabalha com as divisões mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e master.

 

As aulas atendem pessoas a partir dos 8 meses de idade, começando pela turma baby de natação, até turmas voltadas a idosos, tanto em aulas de natação quanto de hidroginástica. “É a única instituição do estado que trabalha com todos os níveis”, afirma o instrutor Hugo Fonseca. Ele destaca que há alunos com mais de 80 anos participando das atividades regularmente.

 

O instrutor também observa um crescimento na procura pelas turmas após o período da pandemia de Covid-19, o que reflete uma maior atenção da população à saúde e bem-estar. “Está crescendo cada vez mais. As pessoas perceberam que a natação contribui muito para a qualidade de vida, então estão buscando iniciar esse processo”, comenta.

 

Alunos campeões

 

Atleta do SESI Clube desde os 7 anos, Gustavo Silva é um dos destaques da natação potiguar. Na categoria Petiz (para nadadores de 11 e 12 anos), o aluno conquistou oito medalhas de ouro em uma única competição. “Eu gosto muito porque tenho meus amigos aqui, me divirto nadando. É um esporte que faz bem, e eu só tenho a ganhar com a natação. Isso me motiva a vir e treinar bastante”, conta Gustavo.

 

Os atletas competem em diferentes categorias de alto rendimento – Foto: Líria Paz

Ele também destaca o apoio que recebe dentro e fora da piscina. “Gosto muito dos técnicos e dos meus amigos, porque eles me incentivam a dar o meu melhor todos os dias”, completa. Sobre os planos para este ano, Gustavo é direto: “Quero continuar batendo os recordes estaduais, ganhar seis medalhas de ouro no Norte-Nordeste, que vai acontecer agora em Aracaju, e tentar quebrar um recorde brasileiro”, finaliza.

 

Quem também integra a equipe Petiz do SESI é Maria Julia, de 11 anos. Para ela, treinar no clube tem sido uma experiência marcante. “Eu nunca tinha visto um clube com tanta disponibilidade, com uma piscina olímpica e uma semiolímpica. O SESI foi a primeira opção que apareceu pra mim, e quando eu vim pra cá, já gostei de primeira”, conta.

 

A aluna ressalta que o acolhimento da equipe e a estrutura do espaço foram fatores decisivos para sua permanência no time. “Aqui a gente aprende muito, tem apoio dos professores, faz amizades e se sente parte de um time. Isso dá mais vontade de crescer no esporte”, completa.

 

A mãe da atleta Júlia, Idianara Moreira, também compartilha como foi esse início. “Na verdade, eu não sou daqui de Natal, sou do Maranhão. Quando chegamos, não conhecíamos ninguém e a natação nem estava nos nossos planos. Mas uma pessoa comentou: ‘Idianara, o SESI é um clube muito bom’. Resolvi conhecer e, realmente, vi que era um lugar com estrutura excelente. Os atletas são muito bem acompanhados, considero o SESI o melhor clube de Natal”.

 

Segundo ela, o acolhimento e o profissionalismo foram determinantes para a permanência da filha. “Os professores são muito preparados, e ela se identificou de imediato com o espaço, com os amigos, os técnicos e até com os outros pais. Todo mundo se ajuda. É um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, profissional, com acompanhamento sério nas competições. Por isso ela continua aqui”, afirma.

Para superar os medos

 

Os instrutores do SESI Clube também realizam um trabalho voltado à superação de traumas e adaptação ao meio líquido, principalmente entre o público infantil. Crianças que passaram por experiências traumáticas relacionadas à água, como afogamento ou medo de piscina, praia ou rio, recebem atenção especial da equipe.

De acordo com Denilza Faustino, a equipe é preparada para acolher esses casos com cuidado e sensibilidade. “A nossa equipe está totalmente preparada para lidar com esses casos. Trabalhamos de forma humanizada, respeitando o tempo de cada aluno e criando um ambiente de acolhimento e confiança”, afirma.

Para facilitar esse processo, são usados brinquedos e outras abordagens lúdicas. O convívio com colegas também contribui para tornar a experiência mais leve e encorajadora. “A gente precisa trazer estímulos que ajudem a criança a vencer aquela situação de forma leve. Usamos tapetes, jogos e brincadeiras para que ela se sinta segura na água”, explica o instrutor Hugo Fonseca.

“Então, o primeiro contato é uma adaptação meio líquido: a criança chega à piscina, coloca o pé na água, começamos com as pernadas fora da piscina, usamos o chuveirinho na cabeça, colocamos ela sobre um tapete e passeamos na piscina. Assim, vamos ganhando a confiança dela aos poucos”, conclui.

 

Para mais informações sobre valores e inscrições, os interessados podem ligar (84) 3220-0438.

Skip to content