Alunos da SESI Escola Mossoró participam do ‘Agosto Lilás’, campanha pelo fim da violência contra a mulher

6/08/2025   13h42

 

 

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da SESI Escola Mossoró estão participando de atividades educativas relacionadas ao “Agosto Lilás”, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nesse projeto especial, os estudantes desenvolvem ações que envolvem pesquisas e produções criativas como forma de promover o respeito, a igualdade de gênero e a prevenção de agressões.

 

Eles elaboraram cartazes, folhetos e um vídeo com mensagens voltadas ao mês que destaca a importância de combater a violência de gênero.

 

No vídeo, os alunos apresentam mensagens como: “Toda mulher tem direito a viver sem medo”; “Violência não é só física – pode ser psicológica, moral ou até financeira”; “Dizer não à violência é um ato de coragem e respeito”; “Se você presenciar violência, denuncie: ligue 180”; “Homens e mulheres devem ser tratados com igualdade”; “A escola deve ser um lugar de respeito”; “Agosto Lilás lembra que a violência machuca.”

 

 

 

A diretora da SESI Escola Mossoró, Mayara Neves, destaca a importância da participação dos estudantes na campanha. “Os alunos estão aprendendo sobre a prevenção e o combate aos diferentes tipos de violência, os dados atuais no Brasil em relação a esse problema e a importância da conscientização sobre o respeito e a cidadania”, afirma.

 

Ela ressalta que o projeto faz parte das iniciativas do Agosto Lilás e reforça o papel da educação na promoção da igualdade e do respeito.

 

 

 

 

 

 

Agosto Lilás

 

 

 

O estímulo à criação de projetos e ações voltadas ao Agosto Lilás teve início com a sanção da Lei Maria da Penha, em agosto de 2006. A campanha tem como objetivo sensibilizar e informar a população sobre como identificar situações de violência e utilizar os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção às vítimas.

 

O Ligue 180 é o canal oficial para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço oferece acolhimento, orientação e os encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas.

Skip to content