SESI-RN recebe oficina gratuita do Programa Rouanet Nordeste em parceria com Ministério da Cultura

20/08/2025   16h21

 

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) será palco de uma importante ação para o fortalecimento da cultura no Estado. Na próxima quarta-feira (27), a instituição receberá a Oficina de Capacitação do Programa Rouanet Nordeste, realizada em parceria com o Ministério da Cultura e o Departamento Nacional do SESI.

 

O encontro será no Espaço Candinha Bezerra da Casa da Indústria, das 13h às 18h, com vagas limitadas e inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/oficinasrouanetnordeste

 

A capacitação vai oferecer conteúdos práticos para artistas, produtores e agentes culturais que desejam dominar todas as etapas de um projeto cultural: da elaboração à inscrição, execução e prestação de contas. Aberta à comunidade, a oficina integra uma série de formações presenciais que estão sendo promovidas em sete estados do Nordeste, conduzidas pela equipe técnica do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o SESI.

 

A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destacou a relevância da capacitação: “É superimportante estarmos discutindo investimentos culturais. O SESI, junto com o Ministério da Cultura, uniu forças para ajudar as pessoas a conquistarem esse apoio financeiro junto à Lei Rouanet”, afirmou.

 

Já a coordenadora de Cultura do SESI-RN, Valéria Marinho, reforçou o impacto da iniciativa no cenário regional. “O Programa Lei Rouanet Nordeste é uma iniciativa importante, pois busca diminuir as desigualdades regionais, promovendo maior competitividade e inovação no Nordeste. O programa descentraliza os recursos federais, fomentando projetos culturais com impacto social e econômico na região, e dando visibilidade à rica diversidade cultural do nosso estado”, destacou.

 

O que é o Rouanet Nordeste?

 

Lançado com um investimento de R$ 40 milhões, o programa resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura e empresas estatais como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa, Transpetro, Serpro, Emgea e Petrobras. O objetivo é fortalecer a diversidade cultural dos estados nordestinos e estimular emprego e renda por meio do setor cultural.

 

O Rouanet Nordeste é considerado o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias entre o MinC e empresas públicas e privadas via mecanismo de renúncia fiscal.

Skip to content