O Sistema FIERN, representado pela superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Danielle Mafra, participou do lançamento do projeto Porto Cidade de Natal, iniciativa da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) que busca integrar o Porto de Natal às comunidades próximas ao terminal. Durante a solenidade, realizada na sede da autoridade portuária, foi assinado um manifesto conjunto com todos os parceiros institucionais envolvidos.
O SESI-RN contribuiu para o evento, na última sexta-feira (29), com serviços voltados à Segurança e Saúde do Trabalhador, Educação e Cultura, disponibilizando unidades móveis e equipes técnicas para atendimentos gratuitos no local.
A superintendente regional destaca que a ação reforça o compromisso da instituição com práticas sustentáveis e inclusivas, alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na valorização do território, inclusão social e desenvolvimento da área portuária. “O projeto chega para promover o espaço, promover mais desenvolvimento econômico e integrar a comunidade e todo o território do entorno. E principalmente estimular o uso desse espaço que é tão especial, belo e conhecido por poucas pessoas do nosso estado”, disse.
Mafra também ressalta a participação do Sistema Indústria, que contribui de forma prática para a realização da iniciativa. “Represento o presidente Roberto Serquiz e todo o Sistema FIERN, que estará de mãos dados com a Codern para que possamos fazer do Porto Cidade um projeto de muito sucesso e de impacto positivo para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, completou.
Como parte da programação, foram realizadas ações sociais abertas ao público, no Largo da Rua Chile. A população teve acesso a uma série de serviços, incluindo vacinação para pessoas e pets, corte de cabelo, circuito de saúde, atendimentos jurídicos e previdenciários, teste de acuidade visual, massoterapia, educação em saúde, biblioteca itinerante, cadastro no CadÚnico, inscrição na tarifa social de energia, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA), atendimento psicológico, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e espaço kids.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes institucionais, reunindo governo, entidades de classe, empresas e sociedade civil. Entre os parceiros do projeto estão o Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto, Sesc, Senac, Sebrae, Justiça Federal, Itep, Defensoria Pública do RN, IFRN, Cosern, além das empresas Agrícola Famosa e M. Dias Branco.
Fotos: Shirley Queiroz
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900