Alunos da rede SESI de Ensino no RN conquistam 168 medalhas em olimpíadas no 1º semestre de 2025

15/09/2025   10h08

 

Com um total de 168 medalhas conquistadas em olimpíadas de conhecimento e competição esportiva no primeiro semestre de 2025, os estudantes da Rede SESI de Ensino do Rio Grande do Norte se destacaram em eventos nacionais. O desempenho inclui 15 medalhas de ouro, 34 de prata, 45 de bronze e 65 menções honrosas, em áreas que vão da matemática e astronomia à biotecnologia e esportes.

 

A Olimpíada Canguru de Matemática foi a que rendeu mais resultados, com 7 ouros, 25 pratas, 42 bronzes e 48 menções honrosas. O concurso é aberto a estudantes do 3º ano do Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio que desejam desafiar seus conhecimentos na matéria.

 

Nas áreas científicas, o destaque ficou com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que garantiu 26 medalhas, sendo 6 de ouro. A lista de vitórias também inclui a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), além de uma medalha de ouro no Karatê.

 

Para a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, os resultados são reflexo de um processo pedagógico que valoriza tanto o desempenho final quanto o percurso de aprendizagem.

 

“Esses resultados mostram que nossos estudantes são capazes de competir em alto nível e alcançar reconhecimento nacional. Mas, mais do que medalhas, valorizamos o processo: preparamos o aluno para pensar criticamente, resolver problemas e trabalhar em equipe. Competir faz parte da formação integral que buscamos oferecer, porque conecta o conhecimento escolar ao mundo real”, afirmou.

 

As conquistas refletem ainda a aplicação da metodologia STEAM, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em projetos interdisciplinares. As unidades de Mossoró e São Gonçalo do Amarante, reconhecidas como Escolas de Referência, possuem infraestrutura tecnológica e arenas de robótica de grande porte, que conectam teoria e prática.

 

Para a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, o desempenho obtido no semestre é um indicador da qualidade do modelo educacional adotado pela instituição. “Ver esse conjunto de conquistas é a prova de que estamos no caminho certo, integrando inovação pedagógica, professores dedicados e estudantes engajados. É também um reflexo da força do Sistema Indústria em investir em educação como base para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destacou.

Skip to content