Alunos da SESI Escola de São Gonçalo conquistam vaga na próxima fase da Olimpíada de Astronomia

26/09/2025   14h42

 

Cinco alunos da 2ª série do Ensino Médio da SESI Escola São Gonçalo do Amarante foram classificados para a próxima fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição nacional que mobiliza milhares de estudantes em todo o país.

 

Os estudantes Adele Vianney Guerra, Anny Karolinny Trindade, Maria Cecília de Lima Santos, Maria Ylanna Camilo de Oliveira e Nicollas Luiz de Amaral irão disputar vagas para representar o Brasil em duas das maiores competições científicas do mundo: a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2026) e a International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA 2026).

 

A conquista é resultado do empenho dos alunos, do apoio da equipe pedagógica e do incentivo da escola em estimular o interesse pela ciência e pela tecnologia. Mais do que uma vitória acadêmica, trata-se de um marco que reafirma o compromisso da instituição em oferecer uma educação de excelência, preparando seus estudantes para desafios nacionais e internacionais.

 

O professor de Ciências da Natureza, Josinaldo Araújo, destacou que a escola investe nas olimpíadas científicas como parte de sua missão de engajar, fomentar e despertar o interesse dos alunos pela ciência. Segundo ele, “a participação em competições como a OBA é fundamental para que nossos estudantes desenvolvam habilidades acadêmicas, pensamento crítico, criatividade e perseverança, preparando-os não apenas para desafios acadêmicos, mas também para a vida”

 

Sobre a OBA

Criada em 1998, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma das maiores competições científicas do país. Voltada a alunos de todos os níveis de ensino, a OBA estimula o aprendizado, a curiosidade científica e funciona como porta de entrada para disputas internacionais como a OLAA e a IOAA.

Skip to content