Alunos da SESI Escola São Gonçalo usam tecnologia para ‘revisitar’ civilizações antigas

16/04/2026   09h58

 

Na SESI Escola São Gonçalo do Amarante, tecnologia e criatividade se uniram em uma experiência de aprendizagem que levou os estudantes da 1ª série do ensino médio a uma viagem de conhecimento sobre as civilizações da Antiguidade. Por meio do “Projeto Sala de Aula Digital”, os alunos utilizaram notebooks disponibilizados pela instituição para pesquisar, planejar e desenvolver a recriação de importantes cidades antigas no “Minecraft Education”, ferramenta que potencializou o a iniciativa dos estudantes para a construção colaborativa do conhecimento.

 

A atividade integrou a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e teve como foco o estudo de diferentes civilizações, com a reconstrução virtual das cidades de Tebas e Mênfis, do Egito Antigo; Babilônia, da Mesopotâmia; Atenas e Esparta, da Grécia; e Roma, Pompeia e Constantinopla, do mundo romano. Antes da etapa de construção, os grupos vivenciaram um processo de organização coletiva, com divisão de funções, escolha das cidades e aprofundamento em pesquisas sobre monumentos, edifícios, patrimônios e características históricas de cada localidade.

 

Durante o desenvolvimento do trabalho, os estudantes investigaram aspectos como a função dos edifícios, os materiais utilizados nas construções, a mão de obra empregada nas diferentes sociedades e os conhecimentos de engenharia e arquitetura presentes em cada contexto histórico. Dessa forma, o projeto possibilitou que os conteúdos de História fossem estudados de maneira prática, imersiva e significativa, aproximando os estudantes das dimensões culturais, políticas, sociais e econômicas das civilizações antigas.

 

A proposta pedagógica também reforça o compromisso da escola com a inovação educacional. Reconhecida como Microsoft Showcase School, desde 2023, a instituição se destaca pelo uso educacional de tecnologias que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem. O Minecraft Education tornou-se um recurso estratégico, nesse uso, para transformar o estudo da História em uma experiência interativa, criativa e conectada às competências do século XXI.

 

Além da consolidação das aprendizagens em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a atividade favoreceu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais para a formação integral dos estudantes. Trabalho em equipe, espírito de liderança, cooperação, comunicação, organização, tomada de decisão e resolução de problemas estiveram presentes em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a apresentação final das cidades para a turma.

 

Ao apresentar suas produções, os estudantes compartilharam não apenas construções digitais, mas também o resultado de um percurso de investigação, diálogo e criação coletiva. A experiência evidencia como a tecnologia, quando integrada intencionalmente ao currículo, fortalece o protagonismo juvenil e torna a aprendizagem mais dinâmica, envolvente e significativa.

 

Na Escola SESI, o uso dos notebooks do Projeto Sala de Aula Digital e das ferramentas da Microsoft reafirma o compromisso com uma formação que prepara os estudantes para compreender o passado, atuar no presente e construir o futuro.

Skip to content