Ação Global faz 53.290 atendimentos em Natal e Mossoró neste sábado, 26

26/05/2018   17h48

 

No final da tarde deste sábado, 26, o SESI-RN divulgou os números do programa Ação Global. 40.613 mil pessoas estiveram no Centro de Atividades integradas (CAT) do SESI, em Natal, e  no SENAI Ítalo Bologna, em Mossoró. Elas tiveram acesso a 53.290 mil atendimentos, nestes dois locais, entre 9 e 16 horas, quando foi realizada a Ação Global, o maior mutirão de solidariedade do país. O evento contou nas duas cidades com 63 parceiros e 1.410 voluntários. Foram distribuídos 23.652 brindes e material de promoção.

 

O superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Juliano Martins, agradeceu e elogiou os colaboradores, voluntários e parceiros e fez uma avaliação positiva do Ação Global nas duas cidades. “Deu praticamente um atendimento por pessoa, o que é muito bom, a gente nunca teve na história um volume tão grande de pessoas em Natal e Mossoró”, disse ele.

 

Segundo o superintendente, este ano ocorreu mudança na métrica dos atendimentos, mas o SESI-RN atingiu seu objetivo. Explicou que na próxima semana a equipe se reunirá para fazer uma análise crítica do evento e ver o que pode ser melhorado para o próximo ano. Juliano Martins destacou ainda que nesta edição se buscou ter um foco nos negócios de saúde e segurança do SESI para que a população entenda qual é o real papel do SESI no contexto do estado.

 

Crianças, jovens, adultos e idosos percorreram as instalações, onde ficaram disponíveis, gratuitamente, serviços de educação, cidadania, cultura, saúde, esporte e lazer, nas sete horas, durante as quais o CAT Natal e o SENAI Ítalo Bologna ficaram com os portões abertos, com as atividades da Ação Global.

 

 

Com o tema “Educando para transformar”, a Ação Global atraiu famílias como a de Cláudia Gomes da Silva, de 36 anos. Ela foi ao CAT Natal com dois filhos, Marcos Henrique (2 anos) e Marcos Maciel (13 anos), que aproveitaram para percorrer as tendas onde ficaram a exposição de robótica, os instrumentos de um laboratório de química e física, a espaço kid e a gibiteca.

 

 

A robótica também atraiu a atenção de outros dois irmãos – Gustavo (10 anos) e Guilherme (13) — que foram à Ação Global para acompanhar uma tia que casou na cerimônia comunitária. Guilherme afirma que ficou particularmente interessado pelos laboratório de Física e Química. Para ele, as experiências despertaram o interesse pelos estudos, porque mostra na prática, a aplicação de conhecimentos que os professores transmitem na escola.

 

Nazaré Angelo de Oliveira e Andrade, 52 anos, e Alan de Oliveira Andrade, 49 anos, também percorreram os estandes e tendas distribuídas no CAT Natal. Mas eles estiveram no local por um motivo específico – casar na cerimônia comunitária, que oficializou uma união de cinco anos, e de outros 129 casais.

 

As atividades lúdica e de lazer, neste ano, tiveram ênfase em mensagens que reforçam a conscientização sobre os direitos humanos, a acessibilidade e a diversidade.

 

 

Entre os serviços mais procurados, estiveram os atendimentos médicos e odontológicos, oferecidos na nova SESI Clínica e unidades móveis instalados no Centro de Atividades Integradas do SESI. A triagem foi feita nas tendas em frente à clínica. Muitos visitantes participaram também do circuito saúde, com serviços de aferição de pressão arterial e peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal. A dona de casa Maria José de Melo Pinto, de 71 anos, veio acompanhando a filha e aproveitou para medir a pressão e a glicose. “Consegui uma ficha para o neurologista, já fui consultada. Muito bom o atendimento”, afirma ela.

 

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, esteve no local do evento no início da manhã e, acompanhado de gestores, visitou os estandes. Ele enfatizou a importância do Sistema, através do SESI, prestar serviço social à população. Uma ação, afirmou, que é realizada em todo o país. “Nesse momento a população de Natal e de Mossoró se beneficia desse trabalho, que é motivo de satisfação para nós que somos dirigentes do Sistema FIERN”, disse Amaro Sales.

Skip to content