Alunos da SESI Escola Mossoró apresentam a cultura inglesa no projeto Connected English

20/10/2022   11h36

 

A SESI Escola Mossoró realiza no âmbito das atividades acadêmicas o projeto ‘Connected English’, uma iniciativa que visa oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolverem espaços temáticos que apresentam cultura e culinária de outros países, além de consultoria de viagens, estudos, migração e vida nos países que tem o inglês como idioma principal.

 

O professor de Inglês, Airton Baracho explica que o objetivo do trabalho foi tornar as aulas de língua inglesa mais prazerosas e interativas. “Os alunos amaram a ideia, principalmente por ser um trabalho prático e interativo, diferente do ensino tradicional”, diz.

 

Para obter resultados positivos, a escola recorreu às atividades lúdicas para que o ensino e aprendizagem do vocabulário e comunicação realmente se concretizasse, além de conhecer os países nativos da língua inglesa.

 

Com as atividades a instituição de ensino espera levar os alunos a compreenderem que a inserção adequada em uma sociedade, nos aspectos linguístico, geográfico, profissional, cultural e socioeconômico, requer a aprendizagem de um segundo idioma, percebendo o quanto e de que forma este idioma pode influenciar a língua materna e o dia a dia dos alunos, dentro e fora da escola.

 

“Durante três semanas foram realizadas videoconferências com estudantes de outras nacionalidades; apresentamos as curiosidades dos países e desenvolvemos as quatro habilidades do idioma na prática”, diz a gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina.

 

A equipe da escola ressalta que a possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar é uma necessidade nos dias de hoje. É também uma forma de encurtar distâncias e conhecer novas culturas.

 

“O tema deste trabalho surgiu não só porque existe uma expectativa social estimulada para o crescimento dos intercâmbios culturais e a circulação de informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído para a formação educativa”, complementa a gerente.

 

Para o professor Baracho, os recortes dessa aprendizagem propiciam aos alunos a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano). O projeto está sendo aplicado nas turmas de segundo ano do Ensino Médio. As turmas realizaram a amostra cultural nos dias 18 e 19 de outubro.

 

“O enfoque interacional ofereceu uma melhor compreensão da importância da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Durante a execução do trabalho, foram avaliados o desempenho e o empenho de cada aluno nas atividades propostas, principalmente a prática oral. Os meios utilizados foram exercícios, leituras, diálogo, conversação e apresentações culturais”, detalha o professor de Inglês.

 

Segundo a escola os resultados alcançados mostraram o êxito da iniciativa, com os alunos passando a se comunicar e a escrever em inglês; e a aprendizagem se desenvolveu potencializando a autonomia, a conversação e a fluência.

 

“O trabalho ofereceu ao aluno uma consciência crítica e transformadora da realidade, subsidiada pelos elementos integradores e pelas práticas que compõem a aprendizagem. Portanto, os elementos integradores como conhecimentos discursivos, sócio pragmáticos, culturais e linguísticos; estarão sempre presentes em qualquer situação de interação do estudante”, conclui Baracho.

 

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