Aula experiental Física: Ondas

← Voltar para as notícias

Já imaginou aprender conceitos de Física de maneira lúdica e experimental? Os alunos da 3ª série do EBEP / SESI Escola se preparam para o Enem estudando os fenômenos ondulatórios na prática.

O professor de Física e Oficinas Tecnológicas, Josinaldo Araújo, promove atividades práticas experimentais que dinamizam o aprendizado. Durante as aulas, os alunos analisam as propriedades e características das ondas através de experimentos científicos do laboratório de Física.

Esse tema é de fundamental importância para a formação dos alunos, pois em nossa vida diária, estamos continuamente em contato com diversos tipos de ondas. Algumas destas, são velhas conhecidas como é o caso do som, em que sem ele não existiria a comunicação verbal, ou então a luz, responsável por fenômenos tão complexos como a visão dos animais e a fotossíntese das plantas, em que sem ela não existira vida na Terra. Além do mais, esse tema é bastante trabalhado no Enem.

Esse estudo é relevante não só pela beleza de conhecer os mecanismos que produzem o pôr-do-Sol ou um arco-íris, mas pelos benefícios tecnológicos decorrentes a este estudo, como o advento dos meios de comunicação, ou o uso dos raios-x no diagnóstico de fraturas e/ou doenças, que fizeram emergir todo um campo da física aplicada à medicina.

Por Josinaldo Araújo, professor de Física