
A educação inovadora, voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes, com aprendizagem sólida e formação em competências, como capacidades socioemocionais e habilidades tecnológicas, está entre os principais diferenciais da SESI Escola de Referência Mossoró — Expedito Amorim. Para 2026, professores e gestores planejam aprofundar o uso de tecnologias educacionais, incluindo ferramentas de inteligência artificial integradas ao processo de ensino aprendizagem com foco na atuação em ambientes industriais.
“A instituição busca preparar os alunos para o mundo de trabalho e para o exercício pleno da cidadania”, destaca a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra.
Mafra acrescenta que se trata de uma proposta educacional alinhada às necessidades atuais da sociedade e do mundo do trabalho, em especial em ambientes industriais. A escola oferece vagas para turmas do Ensino Fundamental (anos finais, do 6º ao 9º) e do Ensino Médio, com currículos que seguem os parâmetros nacionais de ensino e adotam a metodologia STEAM — sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
“O material didático é autoral e apresenta sequências didáticas desafiadoras e interdisciplinares”, explica a gerente da Escola, Mayara Nicolle Oliveira Neves.
A metodologia, integrada à rede SESI de ensino, é marcada pelo uso intensivo de tecnologia em sala de aula, com lousas digitais e interativas, impressoras 3D, laboratórios equipados e biblioteca moderna. Segundo a gerente, também são desenvolvidos projetos, pesquisas e experiências práticas que “aproximam o aluno do mundo real”.
“As oficinas e atividades extracurriculares, como robótica, música, arte e esporte, proporcionam vivências diversificadas que contribuem para a formação integral a que a escola se propõe”, acrescenta Mayara Neves.
O modelo pedagógico se destaca pelos diferenciais competitivos e educativos, voltado ao desenvolvimento de habilidades do século XXI, como criatividade, autonomia, cooperação e pensamento crítico. Esses objetivos são alcançados por meio de aprendizagem prática e aplicada, em ambientes como o Espaço Maker, os laboratórios e os projetos integrados que transformam teoria em ação.
“Temos estimulado, como em todas as unidades da SESI Escola, o uso da tecnologia como aliada efetiva da educação. Por isso, robótica, programação e metodologias STEAM fazem parte do cotidiano escolar”, reforça a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.
A coordenadora destaca ainda a estrutura física da unidade da SESI Escola de Mossoró, que inclui salas com tecnologia digital, laboratórios completos e a maior Arena de Robótica do Rio Grande do Norte, e a única no município. “Tudo isso proporciona um ambiente voltado à cultura de realização e à participação ativa em eventos e competições, com resultados expressivos em olimpíadas e feiras educacionais”, afirma.
Ana Karenine observa que os estudantes têm demonstrado protagonismo e trabalho colaborativo, resultado da combinação entre estrutura, metodologia e recursos digitais. “Os alunos são incentivados a criar soluções, desenvolver projetos e liderar iniciativas — e têm apresentado desempenhos correspondentes. Nossos educadores, capacitados nessa direção, estimulam essa participação”, completa.
As conquistas de medalhas, títulos e reconhecimentos exemplificam os resultados alcançados em 2025. A SESI Escola Mossoró foi sede da Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica – FLL 2025, reunindo 25 equipes e 250 estudantes no evento classificatório nacional. Em competições nacionais, uma equipe formada por alunas da instituição conquistou o 1º lugar em desempenho feminino na categoria F1 no Festival Nacional de Robótica.
“A ideia é fortalecer ainda mais a cultura STEAM, com novos eventos e preparação para competições nacionais e internacionais”, afirma a gerente da escola. Os novos projetos interdisciplinares devem ampliar, segundo Mayara Neves, as experiências práticas, expandir atividades culturais e esportivas e criar novas oportunidades de expressão e desenvolvimento integral dos estudantes.
A escola também promoveu simulados preparatórios para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e para o Avalia SESI, obtendo melhores resultados acadêmicos. Além disso, estudantes da unidade foram medalhistas dos JERNS (em xadrez e atletismo) e dos JUVERNS (em ciclismo) e na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia.
Entre ações extracurriculares de destaque, está também o projeto Carreiras Criativas, que estimula a expressão artística e o aprendizado de línguas por meio de apresentações musicais e teatrais em inglês através e que são apresentadas na Mostra Cultural.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900