SESI Escola teve um total de sete equipes premiadas – Foto: Shirley Queiroz
A SESI Escola Mossoró alcançou o primeiro lugar entre as instituições privadas do Rio Grande do Norte na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025, conquistando medalha de ouro, quatro medalhas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa, além de classificação inédita para a etapa nacional da competição, que será realizada de 25 a 28 de novembro, em Campinas (SP).
A equipe campeã foi a UMIZOOMI, formada pelos estudantes Agatha Maria de Freitas Melo, Francisca Angelina Marques dos Santos Costa e João Vítor Barbosa da Silva, sob orientação do professor Aryon Charlon.
As medalhas de prata foram conquistadas por Agnes Beatriz Silva Rodrigues, Graziely Viana de Morais e Antônio Joaquim Bezerra Gouveia, da equipe SESI ATLAS; Saimon Fellipe Silva Firmino, Allana Letícia Félix de Carvalho e Alessandro Medeiros da Costa, da equipe OS SEM NOÇÃO; Enzo Victorio Rodrigues Marques e Paulo Sérgio dos Santos Filho, da equipe Discípulos de Darcy; e Emily Karoline de Medeiros Fontes e Samilly Cristina Alves de França, da equipe As Divas.
A medalha de bronze ficou com a equipe Mais Mais, composta por Maria Heloisa Guedes da Costa e Analissy Costa Diniz de Oliveira. Já a menção honrosa foi conquistada pelos alunos Letícia Praxedes Andrade, Maria Heloisa Fernandes da Silva e Mateus Fernandes Gois Silva.
O resultado, divulgado na segunda-feira (1º), confirma o desempenho de destaque da escola entre as mais de 1 mil equipes inscritas, representando mais de 3 mil alunos de todo o Brasil. No total, sete times da SESI Escola foram premiados.
Pela regra da competição, explica a diretora Mayara Neves, apenas duas escolas públicas e uma escola privada por estado avançam para a fase nacional. “Com a vitória, a Escola SESI Mossoró se destacou como a melhor instituição privada do Rio Grande do Norte, alcançando o 1º lugar e assegurando presença entre as melhores equipes do Brasil”, disse a diretora.
Estudantes contaram com orientação do professor Aryon – Foto: Shirley Queiroz
“O resultado é a coroação de anos de dedicação e esforço coletivo, mostrando que nossos alunos podem competir de igual para igual com as melhores escolas do país”, destaca o professor Aryon Charlon.
A etapa nacional reunirá as equipes finalistas de todo o Brasil para novas provas e desafios, consolidando o caráter científico e formativo da competição. A OBG é uma das principais competições estudantis do país e busca estimular o interesse dos jovens pela ciência geográfica, valorizando o conhecimento sobre território, meio ambiente, cidadania e cultura.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900