Mostra Artístico-Cultural do SESI Escola RN debate economia sustentável e criativa em 2025

2/09/2025   10h02

 

Com o tema “Economia Sustentável e Criativa”, a Mostra Artístico-Cultural (MAC) – SESI Escola RN 2025 mobilizou estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio em dois dias de programação, realizada na última quinta (28) e sexta-feira (29). O evento buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre práticas inovadoras e sustentáveis como ferramentas de transformação social, preservação ambiental e geração de renda.

 

A iniciativa, realizada nas unidades de Macau, Mossoró e Caicó, integra a metodologia STEAM, que reúne Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em um modelo pedagógico voltado ao desenvolvimento de competências diversas. O momento também foi aberto para visita de pais e responsáveis, que podem conferir as produções dos alunos.

 

A coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, destacou que a Mostra está alinhada a essa proposta e contribui de forma prática para a aprendizagem dos alunos. “A MAC é parte fundamental da nossa metodologia STEAM, pois permite que os estudantes experimentem, criem e apresentem soluções em diferentes áreas do conhecimento. É uma experiência que amplia a visão de mundo e fortalece a formação acadêmica e social de cada um deles”, afirmou.

 

Na Mostra, a tecnologia se encontra com as artes para formar alunos capazes de aliar pensamento crítico, criatividade e inovação em seus projetos, completa o diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante. “As apresentações exigem tanto habilidades de comunicação, na hora de defender as propostas, quanto de produção artística, no desenvolvimento das ideias”, destaca.

 

Neste ano, os estudantes trabalharam uma ampla variedade de temas, todos com foco em sustentabilidade e impacto social. Entre eles estiveram moda, cultura e identidade sustentável, bioconstrução e arquitetura ecológica, energias renováveis no dia a dia, reutilização de resíduos na arte e na utilidade prática, economia circular e suas aplicações, criatividade local como motor de desenvolvimento, além de propostas de negócios sustentáveis, startups jovens, gastronomia consciente, agricultura familiar, entre outras temáticas.

 

 

Fotos: Shirley Queiroz

Skip to content