PGR

Programa de Gerenciamento de Risco

O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos é um programa legal (NR 01) que estabelece ações para a prevenção dos riscos ocupacionais por meio de processos de identificação de perigos e avaliação de riscos.

São avaliados todos os riscos ocupacionais: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Este programa contém os seguintes documentos: Inventário de Riscos e Plano de Ação.

O SESI atua na Elaboração e Monitoramento/Atualizações do PGR de sua empresa ou apenas na Elaboração do PGR, de acordo com a necessidade de sua organização.

 

Qual o Objetivo?

O PGR tem como objetivo reconhecer e avaliar os perigos existentes no ambiente laboral de forma definir ações permanentes que promovam uma sistemática voltada para a gestão em SST, com vistas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho com foco na melhoria continua.

 

Obrigatoriedade do PGR

O programa é regulamentado pela NR 01 – DISPOSIÇÕES GERAIS e GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS, exigido para as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT, com exceção dos Microempreendedor Individual – MEI que estão dispensado de elaborar o PGR e das microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais, ficam dispensadas da elaboração do PGR.

 

Como fazer o PGR?

É elaborado por Técnicos em Segurança do Trabalho ou Engenheiros de Segurança do Trabalho após visita a empresa para avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.

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