Alunos participam de competições nacionais e internacionais com de robótica – Foto: Aldemar Freire/SESI-RN
Estudar na Rede SESI de Ensino no Rio Grande do Norte é sinônimo de acesso a uma educação que combina inovação, tecnologia e excelência acadêmica. Com unidades em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau – sendo as duas primeiras reconhecidas como escolas de referência no estado – a rede se destaca por oferecer uma proposta pedagógica alinhada aos desafios da sociedade contemporânea e da indústria potiguar.
Nas escolas SESI, o material escolar vai muito além de papel e caneta, destaca a superintendente regional, Danielle Mafra. Ao se matricularem na escola, os alunos do Ensino Médio recebem notebooks já configurados com todo o conteúdo didático do ano, substituindo os livros físicos tradicionais.
Aliado a isso e para ampliar o processo de ensino-aprendizagem, a instituição disponibiliza aos alunos uma série de recursos digitais, já programados dentro do material didático. Entre eles, estão o Microsoft Office 365, o Minecraft Education Edition, a plataforma RED 1000, que utiliza inteligência artificial para apoiar a produção de redações, além da Lekto, voltada para o desenvolvimento socioemocional.
“Essa entrega garante acesso rápido e centralizado a materiais, atividades e plataformas educacionais, integrando tecnologia ao dia a dia escolar e preparando os estudantes para uma realidade acadêmica e profissional cada vez mais digital”, ressalta Mafra.
A rede também adota sistemas próprios, como o Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (PASSE), a Biblioteca Digital, o Portal SESI Educação, a Sala de Aula Digital e o Programa SESI de Educação Tecnológica, que permitem uma aprendizagem integrada, dinâmica e personalizada.
Esse tipo de tecnologia, aponta a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, é um dos aliados da rede para promover uma educação que prepare os alunos para os desafios da atualidade. “Ao disponibilizar ferramentas digitais e metodologias inovadoras, buscamos oferecer uma formação conectada com as exigências do mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, capaz de desenvolver cidadãos críticos e criativos”, destacou.
Um outro diferencial é a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular, tornando o SESI a única rede escolar do estado a tratar o tema de forma obrigatória. A iniciativa garante que os estudantes desenvolvam competências digitais e pensamento crítico desde cedo, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Educação tecnológica e robótica
A robótica educacional, adotada no SESI nacionalmente desde 2006, faz parte de uma estrutura que será ampliada com salas maker e laboratórios de robótica, ambientes de experimentação que incentivam a autoexpressão, a inovação e o espírito inventivo dos estudantes.
Além do currículo regular, os alunos contam com programas de robótica no contraturno, participando de competições como First Tech Challenge, First Lego League, First Robotics Competition e o STEM Racing. Essas atividades estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas em equipe.
Metodologia STEAM
A instituição disponibiliza aos alunos uma série de recursos digitais, já programados dentro do material didático – Foto: SESI-RN
Outro pilar da Rede SESI é a adoção da metodologia STEAM, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Esse modelo pedagógico estimula a visão interdisciplinar e prepara os alunos para enfrentar desafios reais, unindo teoria e prática.
Com esse conjunto de diferenciais, a Rede SESI de Ensino no Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso em oferecer uma formação completa, que une conhecimento acadêmico, inovação tecnológica e desenvolvimento humano, formando cidadãos críticos, criativos e prontos para os desafios do futuro.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900