A SESI Escola de Referência em Mossoró utilizou o uso de simuladores educacionais de Ciências da Natureza e Indústria 4.0 no Ensino Médio, com objetivo de reforçar sua proposta pedagógica voltada à inovação, tecnologia e sustentabilidade, em atividade foi conduzida pelo professor Leonardo da Silva, mestre em Ensino de Física e referência regional no uso de metodologias ativas.
Os estudantes exploraram, por meio de simuladores da empresa Exxer, sistemas de geração de energia solar, hídrica e eólica. A prática permitiu a contextualização dos conteúdos científicos, o fortalecimento da consciência ambiental e o alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais Mais Oferta de Educação Básica (PCN) e do próprio modelo pedagógico do SESI.
Além das fontes renováveis, a experiência incluiu conceitos ligados à Indústria 4.0, como automação, sensores, atuadores e programação básica. De acordo com o professor Leonardo Garcia, o objetivo foi proporcionar vivência prática das tecnologias emergentes que já transformam o mundo do trabalho, estimulando o protagonismo dos alunos e preparando-os para os desafios da sociedade contemporânea.
Ele destaca que a iniciativa ressignifica o aprendizado em Ciências. “O ensino de Física, muitas vezes percebido como abstrato, ganha nova dimensão com o uso de simuladores e práticas experimentais. Ao tornar os conceitos tangíveis e aplicáveis ao cotidiano, a disciplina se transforma em um instrumento poderoso para o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, promovendo uma educação interdisciplinar e conectada com os desafios do século XXI”, disse.
A atividade foi estruturada com metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Nesse processo, além das competências cognitivas, os alunos desenvolveram habilidades socioemocionais como empatia, comunicação, cooperação e responsabilidade.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900