SESI Escola implanta Projeto de Liderança que aborda democracia com os alunos

6/03/2023   11h07

A SESI Escola Rio Grande do Norte começou o Projeto de Liderança, que objetiva estimular os alunos a participarem da comunidade escolar de forma ativa, trabalhando cidadania, representação, democracia, responsabilidade e na formação de líderes. No evento, as turmas do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio elegem líderes e vice-líderes que representarão os estudantes ao longo do ano letivo.

O diferencial do projeto é que as ações são conduzidas pelo setor de psicologia em parceria com os docentes, supervisão pedagógica e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Nas ações são trabalhadas todo o processo eleitoral e realizada a eleição escolar com os equipamentos (urna e cabine) ofertados pelo órgão TRT-RN. Ações são realizadas em todas as unidades SESI Escola do estado.

 

Como parte das ações do projeto de liderança 2023, ocorreu na unidade SESI Escola São Gonçalo do Amarante, no dia 28 de fevereiro uma palestra conduzia pela Escola Judiciária Eleitoral (EJERN). Na ocasião o analista Solon Almeida tratou da temática ‘Liderança: Escolha e participação’.

 

De acordo com a Escola, a finalidade da palestra foi conscientizar os alunos a respeito da seriedade que envolve o processo eleitoral, representação democrática e a tomada de decisão consciente, na perceptiva de construção de cidadania e sensibilização dos futuros eleitores.

 

A gerente executiva de educação do SESI, Karenine Medina explica que a finalização do processo eleitoral na unidade SESI Escola São Gonçalo do Amarante vai acontecer no próximo dia 13, com o auxílio das urnas eletrônicas. “O pleito ocorre semelhante ao convencional e as urnas eletrônicas utilizadas passam pelo mesmo processo de preparação”, afirma.

 

Após as eleições os alunos eleitos passarão por formações e reuniões sistemáticas, é uma preparação contínua para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a trajetória escolar e essencial no mercado de trabalho.

Skip to content