Alunos da SESI Escola Mossoró conquistam bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

18/11/2021   16h31

 

Equipes da SESI Escola RN são destaque da 1º Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), realizada no mês de outubro. O time Mandacarus, composto pelos alunos do Ensino Médio do SESI Mossoró Victor Felipe, da 1ª série, Paulo Alberto, Ayane Vitória e Brenda Montenegro, alunos da 2ª série, conquistaram medalha de bronze nacional. As equipes tiveram a orientação do professor Leonardo da Silva Garcia.

 

Desafiados com os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os times foram subdivididos em duas equipes, uma da Matemática/Técnica e outra Social. Ao longo da Olimpíada, os participantes foram desafiados a resolver problemas de matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS e prototipar soluções.

 

As equipes de Matemática/Técnica realizaram a resolução de desafios de matemática aplicada e lógica computacional. Já a equipe Social escolheu estudar e apresentar vídeo com um problema de relevância para a sua comunidade local, regional ou nacional, dentro da temática dos ODS.

 

A aluna Ayane Vitória, do time Mandacarus, conta que a equipe escolheu objetivos das O.D.S os relacionados a saúde.  “Estamos desenvolvendo um aplicativo que tem como foco principal a estruturação e a integração de dinâmicas e atividades para crianças e adolescentes. Em meio ao contexto de isolamento do cenário pandêmico atual, o ‘Pur Si Muove’ aprimora o vínculo social entre estudantes e, sobretudo, configura-se como uma grandiosa ferramenta para professores que buscam restaurar o hábito da prática de exercícios físicos em seus alunos”, disse.

 

A SESI Escola RN, afirma o professor de Física e de Oficinas Tecnológicas, Leonardo Garcia, sempre incentiva alunos e professores a participarem de tais competições pois reconhece a importância de tais olimpíadas na formação dos discentes.

 

“Competições que estimulam a criatividade, a tecnologia, voltadas ao bem estar social são sempre fortes aliadas no processo de ensino aprendizagem, deixando o ensino mais significativo para os alunos, onde os mesmos podem vivenciar as aplicações de suas produções intelectuais no dia a dia, unindo teoria e prática”, destaca o professor Leonardo Garcia.

 

Agora, o time continua na competição onde a meta é finalizar o aplicativo e disputar para etapa internacional em Boston nos Estados Unidos. O Desafio App, uma maratona de programação, com o objetivo de transformar em aplicativos funcionais as soluções prototipadas pelos Times.

 

Skip to content