SESI Escola Mossoró promove simulado com foco no Avalia SESI e na OBMEP 

27/05/2025   13h59

 

A SESI Escola Mossoró realizou, nesta terça-feira (27), um simulado voltado para o Avalia SESI e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com o objetivo de preparar os alunos para os desafios acadêmicos em avaliações de grande relevância. A iniciativa buscou avaliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula dos estudantes do Ensino Fundamental II, e oferecer uma experiência prática próxima das condições reais das provas.

 

Identificar as áreas de força e de melhoria dos alunos, desenvolver habilidades para resolução de problemas complexos e aumentar a autoconfiança dos estudantes diante de avaliações desafiadoras estão entre os objetivos do simulado, realizado pelo professor de matemática, Jarnômio de Oliveira. 

 

A atividade também favorece a familiarização com o formato e o tempo de prova, o que contribui para a redução da ansiedade e o aprimoramento do desempenho.

 

De acordo com o professor, o simulado representa uma estratégia essencial no processo de aprendizagem. “O simulado SESI e OBMEP é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Ao proporcionar uma experiência de aprendizado prática e focada, estamos não apenas preparando os estudantes para os desafios imediatos, mas também construindo uma base sólida para seu sucesso futuro”, afirma Jarnômio.

 

 

O Avalia SESI é uma ferramenta de acompanhamento contínuo do progresso dos estudantes, alinhada à Matriz de Avaliação e ao material didático do SESI. Seus resultados também contribuem para o cálculo do Indicador de Desempenho da Rede SESI (ISESI), com objetivo de auxiliar na melhoria dos índices escolares e promover a formação integral dos alunos. 

 

Além disso, permite uma análise detalhada do desempenho individual e coletivo, com possibilidade de comparações regionais e nacionais entre unidades do SESI em diferentes estados.

 

Já a OBMEP, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Ministério da Educação (MEC), busca ampliar o acesso ao conhecimento matemático, promover a inclusão social e contribuir com a qualidade da educação básica em todo o país.

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