SESI Escola realiza gincana com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

4/06/2025   12h23

Com o tema “Juntos pelo Amanhã – Conhecimento que Inspira, Atitude que Transforma”, a edição 2025 da Gincana SESI Escola já está em andamento. Voltada para os alunos do Ensino Fundamental e Médio das unidades de Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, a iniciativa propõe uma série de atividades interdisciplinares inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A gincana se consolida como um projeto pedagógico voltado à mobilização social, à formação cidadã e ao protagonismo estudantil. O tema deste ano foi escolhido como uma “declaração de propósito que reflete a essência da educação transformadora”.

 

A palavra “juntos” reforça que a mudança exige colaboração entre alunos, professores, família e comunidade, alinhando-se ao ODS 17 (Parcerias pelas Metas). O “amanhã” simboliza o compromisso com as futuras gerações, convocando todos a serem agentes de um legado positivo.

 

Cada turma será responsável por representar um dos 17 ODS e deverá desenvolver ações práticas e criativas que incentivem o engajamento em temas como sustentabilidade, inovação, direitos humanos e responsabilidade coletiva, detalha a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

Entre os destaques da programação estão a prova social de arrecadação de tampinhas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), produção de vídeos temáticos, desafios de paródia, cosplay, partidas de xadrez, atividades físicas e apresentações artísticas. O projeto também incentiva a participação dos alunos em campanhas nas redes sociais como forma de ampliar o alcance de suas ações.

Com o lançamento do edital, as atividades ocorrerão até o dia 28 de novembro, ao longo do calendário letivo. A gincana integra a avaliação pedagógica dos estudantes, valendo nota de Trabalho em Grupo (TG) para o Ensino Fundamental e Atividade 2 (A2) para o Ensino Médio. “Esta é uma oportunidade de unir o que ensinamos em sala com ações que fazem sentido na vida dos estudantes. Quando integramos teoria e prática, estimulamos o protagonismo dos nossos alunos e fortalecemos a construção de uma consciência social e sustentável”, destaca Ana Karenine Medina.

 

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