Com o ASSTI, os trabalhadores respondem questionários anônimos – Foto: Líria Paz
Com o compromisso de promover a saúde integral dos trabalhadores da indústria, o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) desenvolve ações voltadas para a saúde física e mental no ambiente corporativo. As iniciativas envolvem acolhimento, prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, com foco na melhoria do ambiente laboral e no bem-estar dos trabalhadores.
Entre os serviços ofertados estão palestras, rodas de conversa, campanhas educativas e atendimentos psicológicos, que podem ser individuais ou em grupo, conforme as demandas das empresas. As ações são conduzidas por uma equipe técnica especializada e têm como objetivo estimular o diálogo, reduzir o estigma sobre os transtornos mentais e contribuir para ambientes mais saudáveis e produtivos.
Para atender especificamente às demandas relacionadas à saúde emocional, o SESI-RN participa do Mentis 360, uma iniciativa nacional vinculada ao programa SESI + VIVA. Voltada para empresas de médio e grande porte, a ferramenta apresenta sinais e sintomas que podem desencadear patologias. A partir dos dados obtidos, as organizações podem planejar ações voltadas à promoção do equilíbrio emocional com o suporte de produtos e serviços do SESI.
Já no campo da saúde ocupacional, o SESI-RN aplica a Avaliação em Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI). O sistema considera a saúde física, os hábitos de vida e os riscos associados ao ambiente de trabalho. Por meio de um questionário anônimo e voluntário, são coletadas informações sobre estilo de vida, percepção de saúde, fatores psicossociais, adoecimentos ocupacionais, cultura de segurança e produtividade.
A partir da análise, é produzido um relatório que serve de base para a elaboração de planos de intervenção personalizados. “O trabalhador terá a percepção de sua saúde por meio de um relatório individual e a empresa poderá gerenciar os indicadores e acompanhar a efetividade das intervenções”, explica Érica Zurana, psicóloga do SESI-RN.
Entre os benefícios do ASSTI estão a identificação de fatores que impactam diretamente a produtividade e segurança, a possibilidade de monitorar os resultados das ações implementadas e a geração de indicadores confiáveis para orientar a gestão da saúde dos colaboradores.
Rayanne Araújo, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do SESI-RN, reforça a importância da contratação do serviço pelas indústrias. “As soluções do SESI-RN são estruturadas com base em evidências e executadas por profissionais qualificados. Nossos produtos atendem às reais necessidades da indústria, oferecendo suporte técnico contínuo e promovendo ambientes mais seguros e saudáveis”, afirma.
O ASSTI é aplicado em seis etapas: planejamento, coleta de dados, análise e priorização, elaboração do plano de intervenção, execução e acompanhamento e reavaliação.
Sobre o ASSTI
A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre vigilância de fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), o SESI desenvolveu em 2010 o Sistema de Avaliação em Estilo de Vida e Produtividade (SAEVP), utilizado para monitorar a saúde de trabalhadores em empresas com programas de promoção à saúde.
Em 2018, o sistema foi reformulado e passou a se chamar ASSTI, ampliando seu escopo para incluir a segurança no trabalho e novos indicadores como o Índice de Produtividade (IPRO) e o Índice de Cultura de Segurança (ICS), consolidando-se como ferramenta de apoio à gestão da saúde integral nas empresas industriais.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900