Teatro em inglês transforma a aprendizagem na SESI Escola Mossoró

2/06/2025   10h10

 

 

Os estudantes do terceiro ano da SESI Escola Mossoró protagonizaram apresentações teatrais em inglês que uniram criatividade, domínio linguístico e interpretação. O projeto, idealizado pelo professor Airton Baracho, integrou linguagem, arte e oralidade em uma proposta inovadora, colocando os alunos como protagonistas do próprio aprendizado.

 

 

A atividade fez parte do componente curricular de Língua Inglesa e teve como foco o desenvolvimento da oralidade, da escuta ativa e da compreensão textual em outro idioma. Divididos em grupos, os estudantes escolheram contos e fábulas clássicas — como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Princesa e o Sapo, Coppélia, entre outros — e criaram adaptações teatrais com figurinos, cenários e muita expressividade.

 

 

A proposta dialoga diretamente com a área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o trabalho com diversos gêneros textuais e valoriza a oralidade como forma de construção de sentidos. Ao explorar contos e fábulas do repertório sociocultural dos alunos, o projeto promoveu a leitura crítica, a interpretação textual e a comunicação em inglês de maneira significativa, criativa e autêntica.

 

 

Além disso, a atividade contribuiu para o desenvolvimento de competências exigidas no ENEM, como a compreensão de textos, a análise crítica de discursos e a identificação de mensagens implícitas, ironias e críticas sociais. Elementos narrativos e intenções comunicativas dos textos foram trabalhados de forma prática, contribuindo para uma aprendizagem aprofundada.

 

 

“Ensinar inglês não se resume à gramática ou vocabulário. É sobre dar voz aos alunos, permitir que eles se expressem, interpretem o mundo e desenvolvam autoconfiança para atuar em contextos reais, inclusive com empatia e criatividade”, destaca o professor Airton Baracho.

 

 

O teatro, enquanto linguagem artística, também favoreceu o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, resolução de conflitos, respeito às diferenças e enfrentamento da timidez, completa o professor.

 

 

Skip to content