Em Acari, o projeto foi implantado em cinco escolas e alcançou resultados expressivos – Foto: Comunicação Sistema FIERN
O projeto Recompondo Saberes – desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) em parceria com o SESI São Paulo – chegou a mais quatro municípios neste mês. Jucurutu, Jardim do Seridó, Parelhas e Serra Negra do Norte, agora, integram a iniciativa que tem como objetivo principal recompor as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, áreas fundamentais que sofreram impactos significativos durante o período da pandemia.
Com a expansão, 23 novas escolas municipais passam a fazer parte do projeto, iniciado em Acari, na região do Seridó Potiguar. Cerca de 2 mil alunos serão beneficiados, sendo 1.142 das séries iniciais do Ensino Fundamental e 936 dos anos finais.
O projeto também contempla o suporte aos professores das redes públicas. De acordo com Ana Karenine Medina, coordenadora de Educação do SESI-RN, 76 professores e 58 gestores escolares participam da ação nos municípios atendidos.
A expansão do Recompondo Saberes representa, segundo Ana Karenine, um marco importante para o SESI, ao simbolizar o “compromisso com a interiorização da educação de qualidade, levando metodologias inovadoras para além dos grandes centros urbanos”.
Além disso, fortalece a colaboração entre o SESI e as redes municipais de ensino, pois promove capacitação de professores e implementação de práticas pedagógicas para a melhoria da educação básica. “Estamos confiantes de que, juntos, podemos construir um futuro mais promissor para nossos jovens, garantindo-lhes acesso a uma educação de excelência, independentemente de onde estejam”, afirmou a coordenadora de Educação do SESI-RN.
Em Parelhas, equipe recebe SESI-RN para discutir iniciativa – Foto: Cedida
Expansão e melhoria da Educação
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, ressalta a importância do projeto Recompondo Saberes para a melhoria da Educação em municípios potiguares. “Importantíssimo para a indústria, para o Rio Grande do Norte, para o norte-rio-grandense, a gente recuperar nossos índices educacionais. E esse projeto vem exatamente nessa direção”, destacou.
Serquiz comenta ainda sobre a possibilidade de expandir o projeto para mais municípios. “O intuito é dar oportunidade ao início de um trabalho que poderá render muito em outros municípios. Claro que, por enquanto, concentrado na região do Seridó, mas quem sabe, podemos abranger o máximo dos 167 municípios do nosso estado”, afirma. “O Recompondo Saberes trabalha duas disciplinas, Matemática e Língua Portuguesa, mas nós estamos um pouco mais além. Nós implantamos um projeto piloto na cidade de Acari, é o Método de Ensino do SESI, uma metodologia já trabalhada em São Paulo, desde 2016, e que já é sucesso total do ponto de vista de resultado e, agora, para esses quatro municípios”, lembra o presidente.
A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destaca que essa é uma forma de levar educação de qualidade aplicada nas escolas do SESI para municípios que não contam com estruturas físicas da instituição. “É importante dizer que adoraríamos levar uma SESI Escola para cada lugar do RN, mas na impossibilidade de fazermos isso, conseguimos conceber esse projeto de interiorizar a educação”, disse.
Serra Negra do Norte, assim como outros municípios, recebeu material didático do SESI – Foto: Cedida
Equipes locais passam por orientação
A equipe pedagógica do SESI-RN apresentou o programa Recompondo Saberes nos municípios de Serra Negra, Jucurutu, Parelhas e Jardim de Seridó, nas últimas semanas. De acordo com o supervisor pedagógico, André Menezes, a equipe foi recebida “com grande interesse e atenção por todos os participantes”. Ele destaca que ficou evidente o forte comprometimento das gestões locais com o avanço da educação em suas comunidades.
“As equipes das secretarias [de educação municipais] demonstraram grande coesão, com uma comunicação clara, transparente e eficaz. Ressaltamos, especialmente, o empenho e a dedicação das secretarias de Educação, que se mostraram determinadas e verdadeiramente comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino”, disse Menezes.
Os municípios contam com equipes articuladas, engajadas e preparadas para promover transformações significativas na educação local, relata o supervisor. “Seguimos confiantes de que, com essa união, trilharemos um caminho promissor rumo ao fortalecimento da educação em todas as regiões”, conclui.
Em Jardim do Seridó, equipe alinhou execução do projeto – Foto: Cedida
Acari tem resultados expressivos com iniciativa
No município de Acari, foi implantado o projeto Interiorizando a Educação, que abrange o Recompondo Saberes e o Método de Ensino do SESI São Paulo. Além de acompanhar a equipe pedagógica local, os departamentos regionais do Serviço Social da Indústria também disponibilizaram material didático para os estudantes.
“Importamos esse método do SESI-SP e aplicamos esse método em Acari e os resultados foram impressionantes de colaboração extrema de transformação educação das crianças de Acari”, destacou a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra.
A iniciativa avançou em 70% nos índices educacionais de estudantes do Ensino Fundamental I e II em cinco escolas municipais da rede pública de ensino em que o projeto foi executado. O levantamento foi feito após os primeiros seis meses de realização, por meio de uma avaliação individual com os alunos.
Texto: Líria Paz
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900