A superintendente regional do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), Danielle Mafra, participou, nesta terça-feira (02), do lançamento da campanha Setembro Dourado 2025, promovida pela Casa Durval Paiva. Neste ano, a iniciativa traz a mensagem “No relógio da vida, cada segundo conta”, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Casa Durval Paiva e contou com a presença de representantes de entes públicos e privados, secretarias municipais e profissionais da saúde.
De caráter nacional, a campanha tem como objetivo ampliar a conscientização da sociedade sobre a doença que mais mata crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, chamando atenção para sinais e sintomas que podem fazer a diferença no tratamento.
“O objetivo é trazer a criança mais cedo. Temos números que dizem que o diagnóstico tardio, ou seja, as crianças chegam aqui muito tarde e perdem a possibilidade real da cura, da cura sem sequela”, disse Rilder Campos, diretor-presidente da Casa. “Então, tudo o que a gente tem que fazer é divulgar sinais e sintomas, é aproximar cada vez mais a criança do tratamento”, completou.
De acordo com o diretor-presidente, quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, maiores as chances de cura. Ele destaca que essas chances, em caso de diagnóstico precoce, variam entre 80% e 100%.
A superintendente regional destacou a importância de prestar apoio à iniciativa. “O Setembro Dourado é um momento importante para reforçar a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, já que, quando a doença é identificada no início, as chances de cura aumentam significativamente. Por isso, o SESI-RN se une à campanha, colocando à disposição suas estruturas e seu contato direto com escolas e famílias para difundir a importância do diagnóstico precoce”, disse.
Referência nacional no acolhimento e assistência a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, a Casa Durval Paiva é reconhecida pelo trabalho de apoio integral aos pacientes e suas famílias, e busca, com a campanha, fortalecer a rede de proteção e cuidados no enfrentamento à doença.
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