Alunos da SESI Escola RN lançam foguetes experimentais e se destacam em competição na Barreira do Inferno

12/05/2022   16h55

 

 

 

 

Aplicando conceitos de física, química, astronáutica, engenharia e matemática, alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e Natal se destacaram na Olimpíada da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com o lançamento de foguetes experimentais no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), na quarta-feira (11). Os 33 estudantes, divididos em 11 trios, disputaram uma vaga para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, que acontecerá no Rio de Janeiro. As equipes Rocketblaze, Y.K e Avuados, da SESI Escola, apresentaram os melhores desempenhos.

 

Os Rocketblaze obtiveram o maior alcance horizontal no lançamento — o foguete da equipe viajou 199 metros — e eles estão credenciados para o evento nacional. Os ‘Y.K’ ficaram em segundo lugar, om 183 metros, enquanto os ‘Avuados’ fecharam o pódio, com 110 metros. No Brasil, mais de 150 mil alunos participam anualmente da competição.

 

 

Neste ano, a SESI Escola contou com a parceria do CLBI, que cedeu o espaço e monitorou os lançamentos. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações e conhecer os foguetes utilizados no centro. Durante a visita, os estudantes foram convidados a participar de um evento realizado pelo CLBI e a Agência Espacial Brasileira no mês de junho.

 

Segundo o professor do SESI-RN e mentor das equipes, Josinaldo de Araújo, “o lançamento dos foguetes celebra o fechamento de um trabalho que começa em sala de aula, na disciplina de oficina tecnológica, e favorece o aprendizado em disciplinas como Matemática, Química e Física”.

 

 

Já o diretor do CLBI, Coronel Erivando Pereira Souza, revela a satisfação e o impacto que as parcerias nas ações educacionais refletem para as Instituições e para a sociedade: “É uma honra para o CLBI apoiar e abrir as portas da Organização para iniciativas de fomento às atividades educacionais de incentivo e motivação no desenvolvimento do conhecimento na área espacial como esta atividade realizada pelo SESI”.

 

“Seria uma alegria muito grande ver no futuro esses alunos do SESI atuando conosco no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo desenvolvimento de soluções cientifico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial”, completa o diretor.

 

Skip to content