Projeto “Álcool em Esfera” classifica alunos do SESI-RN em Desafio de Robótica

21/09/2020   13h13

Equipe Cangaçovid —  formada pelos alunos da Escola  do SESI em São Gonçalo do Amarante Arthur Ryan, Nilton Santos, Pedro Sagayama, Ryan Lima e Samuel Moura, da 3ª série do Ensino Médio —  estão na segunda fase do Desafio SESI de Robótica Covid-19 e foi classificada com um projeto que traz uma solução para possíveis problemas causados pelo uso excessivo do álcool 70% na higienização pessoal, ao desenvolver “Álcool em Esfera”.

 

 

A equipe propõe, com isso, uma nova forma de comercialização do álcool, evitando os problemas como dermatites, doenças na pele e queimaduras, e proporcionando uma nova maneira de higienização no combate ao coronavírus, com um produto seguro, prático, acessível e biodegradável.

 

Com pesquisas em artigos científicos, entrevistas e reuniões com químicos, farmacêuticos, dermatologistas, biólogos e alguns outros profissionais destas áreas, esses alunos fizeram o embasamento cientifico e teórico para a produção e elaboração do projeto.

 

Arthur Ryan diz que a união da equipe e as parcerias que ocorreram ao longo do processo, em especial com o químico doutorando Elmar Júnior do Laboratório de Química Analítica e Meio Ambiente da UFRN, o LAQUAM, contribuíram para que o produto pudesse se desenvolvido com fundamento nos estudos científicos.

O “Álcool em Esfera” tem potencial para revolucionar o mercado, afirmam os alunos da Cangaçovid, pois sua utilização foi pensada para não se restringir apenas a pandemia, mas pode ser usado em diversas áreas e setores da nossa sociedade.

 

Para fazer o Álcool em Esfera os alunos estão utilizando um dos métodos científicos de esferificação, tecnologia de encapsulação de compostos ativos, altamente aplicada em indústrias farmacêuticas e alimentícias, com baixo custo e metodologia simples.

Este método utilizado pela Cangaçovid com o intuito de reduzir os gastos exacerbados no desenvolvimento do produto e diminuir os problemas de saúde causados pela sua utilização imprudente do álcool, assegura eficácia, segundo pesquisas feitas pela equipe, ao dispor da quantidade de 2 a 3 ml, garantido mais segurança, eficiência e uso ecologicamente correto, sendo um método para higienização das mãos, além de não ser pegajoso, o que dá uma sensação mais agradável na utilização.

Skip to content