Alunos do SESI-RN vão participar da etapa nacional do torneio de robótica

13/03/2018   14h56

 

Os dez alunos que integram a equipe Builder5, formada pelos alunos do Ebep (Educação Básica Articulada) do SESI-RN, estarão no próximo fim de semana (dias 16 a 18 de março) no Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO, em Curitiba. Os jovens da Builder5, selecionados na etapa estadual da competição, estão entre os melhores times do país.

 

Os técnicos Josinaldo Araújo e Ana Karenine da Luz Medina (gerente de educação do SESI-RN) aproveitam os últimos dias de preparação da equipe, antes da viagem, na próxima quinta-feira, para reforçar orientações aos jovens. Josinaldo Aráujo e Ana Karenine estão confiantes na possibilidade da Buider5 ficar em uma colocação que classifique para a fase internacional do torneio.

 

“A expectativa é a melhor possível. Vamos aproveitar bem esta oportunidade”, disse Rickson Gabriell da Fonsêca Santos, aluno do Ebep que está no 2º ano do ensino médio, e integra a Builder5.

 

Josinaldo Araújo também tem as melhores expectativas com a equipe. Ele afirma que esses alunos estão pela primeira vez em uma temporada dos Torneios de Robótica FIRST LEGO, mas demonstram entusiasmo e empenho nas atividades que podem ser decisivos nas provas em Curitiba.

 

 

O técnico, que também é professor das disciplinas de Física e Oficinas Tecnológicas, destaca que o torneio têm três “dimensões” importantes na formação dos jovens: Desperta o interesse pela robótica, estimula a iniciação científica e reforça valores que se sobressaem na orientação para uma competição amigável e o trabalho em equipe.

 

Os estudantes dos 83 times, que estarão no Campus da Federação das Indústrias do Paraná, conquistaram as vagas para a maior competição de robótica do país, organizado pelo SESI, nas seletivas regionais, realizadas em 11 estados, entre os quais o Rio Grande do Norte, e no Distrito Federal.

 

Na temporada atual – com o tema “Hydro dynamics” – o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água.

 

As pesquisas e soluções abordam assuntos como encontrar, transportar e usar a água com racionalidade e equilíbrio. Até o ano de 2030, a população mundial alcançará 8,3 bilhões de pessoas e a demanda por água crescerá em 30% no mesmo período. Além disso, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas de grave escassez hídrica até o ano de 2025.

 

Para ajudar na busca de alternativas que minimizem esses problemas, a Builder5 desenvolveu um projeto para evitar desperdícios em descargas de sanitários. Os dispositivos que impedem a utilização de água em excesso são comuns, atualmente, em descargas acopladas, com custos mais elevados, que têm dois acionamentos. Os alunos do SESI-RN fizeram um protótipo em um tipo de descarga de plástico, que são mais acessíveis. Eles desenvolveram um mecanismo para a instalação de duas cordas de acionamento, uma das quais com opção para uso mais limitado de água.

 

Além de apresentarem essa pesquisa, nos dias de competição há as atividades propostas no torneio, como o Desafio do Robô. Nele, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões.

 

Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Pode ser algo como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

 

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

 

TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)

 

Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
16/03 – sexta-feira (14h às 18h)
17/03 – sábado (9hàs 17h)
18/03 – domingo (9h às 18h)

Equipe selecionada na etapa estadual do RN para a fase nacional
Builder5 – Formada por alunos do Ebep:
Aliny Vitória Valentim Marinho
Alisson da Silva Queiroz
Ingrid Eduarda Gomes da Silva
Itallô Fellipe de Souza Oliveira
Jedriana Lima da Silva
João Gabriel Cruz Aguiar
Josefa Jakelyne Pereira de Medeiros
Luiza Eduarda Bezerra dos Santos
Rickson Gabriell da Fonsêca Santos
Tainá de Cássia Santos da Silva

Técnicos:
Josinaldo Araújo
Ana Karenine da Luz Medina  (gerente de educação do SESI-RN)

Skip to content