Com apresentações teatrais em inglês, SESI Escola do RN inova em estratégias didáticas

22/11/2021   08h50

Os alunos do primeiro ano do SESI ESCOLA RN realizaram apresentações teatrais em inglês (sem gravações). O trabalho foi idealizado pelo professor de inglês, Airton Baracho, que inovou realizando pela primeira vez uma atividade de apresentação teatral em outro idioma.

 

“As aulas de inglês são muito mais do que um livro didático e exercícios de gramática. Um exemplo claro de criatividade em sala de aula é o Projeto ‘Got Talent SESI’ que gostaria de desenvolve-lo para o próximo ano. Este projeto tem como objetivo de explorar as habilidades dos alunos na prática”, explicou o professor.

 

O trabalho começou com a introdução às obras. Em seguida, foi feita a etapa da leitura e análise dos textos. O processo de cada obra estudada terminou com um jogo de improvisação em que os alunos combinaram o teatro, o conteúdo da obra e muita criatividade.

Os temas abordados foram o musical Beetlejuice; Snow White and the Seven Dwarfs; Sleeping Beauty; Pinocchio; e Little Red Riding Hood.

 

Este tipo de abordagem ao conteúdo em inglês permite que o aluno trabalhe para incorporar o novo vocabulário, novas expressões da língua além de melhorar o desempenho.

“Estamos constantemente inovando em nossa abordagem e trabalhando em nosso esforço para que os alunos aprendam por meio de um uso contextualizado do idioma e usado em situações reais. É por isso que desenvolvemos esse trabalho. O ensino de línguas passou por diferentes etapas ao longo de sua história. Muitos foram os métodos e abordagens que foram tentados para alcançar uma aprendizagem eficaz, é por isso que não podemos parar”, concluiu Airton Baracho.

 

Ele explica que o teatro traz diversos benefícios para o aprendizado de inglês, uma vez que por meio da dramatização e do teatro implica os alunos precisam usar a língua de forma mais significativa, contextual e interativa, o que permite maior domínio e fluência. A prática também melhora a pronúncia e o ouvido se familiariza com a entonação e acentos corretos.

 

“Aprender inglês por meio do teatro ajuda a desenvolver sua própria criatividade e ter a mente mais aberta. Isso não é benéfico apenas para aprender inglês, mas também para muitos outros aspectos transversais da educação”, observa. “Com a nova estratégia, os alunos aprendem novo vocabulário e estruturas em inglês mais rapidamente. Além disso, proporciona o aumento da confiança e da autoestima”, completa.

 

[ape-gallery 42639]

Skip to content