Dia da Indústria: Sistema FIERN realiza SESI Cidadania com mais de 7,3 mil atendimentos gratuitos em Natal e Mossoró

25/05/2023   18h43

Para celebrar o Dia da Indústria, neste 25 de maio, o Sistema FIERN trouxe uma ampla programação de serviços gratuitos para os trabalhadores da indústria e a população em geral no SESI Cidadania. O evento, que faz parte do cronograma de comemoração dos 70 anos da FIERN, aconteceu no SESI Clube, em Natal, e na SESI Clínica, em Mossoró, com 7.358 atendimentos nos eixos de saúde, educação e lazer. Sendo 3.509 atendimentos em Natal e 3.849 realizados em Mossoró, ao longo desta quinta-feira. Ao todo, o SESI Cidadania contou com um público 2029 pessoas em Natal e 1.067 em Mossoró.

 

As ações realizadas envolveram atendimentos médicos em clínica geral, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, exames de audiometria, eletrocardiograma, teste de acuidade visual, espirometria, atendimentos e exames odontológicos; além de atividades recreativas e esportivas, como futebol, natação, jogos de tabuleiro, oficinas de desenho livre e brinquedoteca; mesa de robótica, inscrição em cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação continuada, oficinas do SENAI sobre Segurança em serviços elétricos e de Trabalho em altura, além da oficina do IEL de Postura profissional para inserção no mercado de trabalho.

 

Somente na área de Saúde, na SESI Clínica em Natal foram realizados 396 atendimentos entre consultas médicas em diversas especialidades como clínica geral, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, além de odontológicos e realização de exames. Em Mossoró, foram 1.232 atendimentos em saúde.

 

 

O superintendente do SESI no Rio Grande do Norte (SESI-RN), Juliano Martins, explica que a ação comunitária busca mostrar à população um pouco das iniciativas do Sistema FIERN – composto por FIERN, SESI, SENAI e IEL. “O SESI Cidadania é uma contribuição da indústria potiguar para a comunidade do nosso estado. Com esse evento fechamos um elo entre quem produz e quem consome”, destaca.

 

“O grande diferencial dessa ação foi proporcionar um atendimento mais humanizado para a população, com agendamento dos horários para atendimentos médicos, odontológicos e exames, de forma que pudessem entender o que fazemos e a importância disso para a sociedade. A indústria está no dia a dia das pessoas e queremos mostrar que o Sistema FIERN também está”, acrescenta Juliano.

 

Para o diretor do SENAI no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), Rodrigo Mello, o saldo do evento foi positivo e gerou oportunidades para a população. “Foi um dia muito produtivo em que as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de alguns cursos oferecidos no SENAI e aproveitar promoções na matrícula”, diz. “A indústria é uma das principais atividades na economia do Rio Grande do Norte e a segurança do trabalho é chave na área elétrica, no trabalho em altura e em todas as ocupações. Nossa ideia, no evento, foi dar uma mostra de exigências do setor e da infraestrutura que temos disponível para atender a demanda em algumas dessas atividades”, ressalta Mello.

 

 

A gerente executiva da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RN, Maria Alice Soares, avalia que o evento superou as expectativas de atendimento. “Todas as consultas e exames agendados foram atendidos e o público aprovou os atendimentos em todas as áreas”, comenta. “Atingimos nossa proposta de mostrar o diferencial do SESI-RN tanto para os industriários quanto para a população”, declara.

 

Já a gerente da SESI Clínica de Natal, Ana Cláudia de Medeiros, afirma que o evento é uma oportunidade que o SESI disponibiliza para as pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços das dedes pública e privada serem atendidas com qualidade. “É um momento para ser bem atendido por excelentes profissionais. Recebemos feedbacks muito positivo dos pacientes, que agradeceram pela oportunidade de realizarem as consultas de forma prática e rápida”, aponta.

 

Ações auxiliam na saúde, educação e qualificação profissional

 

Uma das ações de destaque na programação foi a oficina de Postura Profissional para Inserção no Mercado de Trabalho. A psicóloga do IEL-RN, Bárbara Gonçalves, foi responsável por realizar a oficina, trazendo pontos importantes para entender como funcionam as organizações e ensinamentos práticos de postura profissional, com base na ética, para a inserção no mercado de trabalho.

 

 

“Esses pontos fazem total diferença. Alguém que não tenha experiência em uma área, mas se porta da maneira correta, sabe falar bem e usar aprendizados anteriores como ferramentas para mostrar sua capacidade, consegue se destacar no mercado de trabalho”, explica Bárbara.

 

 

Aos 22 anos, Maria Eduarda Bezerra, que está concluindo o Ensino Médio, sonha em ser pedagoga e deve levar os aprendizados da oficina para a vida profissional. “Achei muito interessante o que foi passado na oficina, são ensinamentos valiosos para ingressar no mercado de trabalho”, comenta. “Fiquei sabendo do SESI Cidadania por meio da imprensa e vim fazer alguns exames. Vi a oficina na programação e aproveitei para participar”, relata.

 

 

Outra ação que chamou a atenção do público foi a demonstração da prática do curso de NR 35 (Norma Regulamentadora n º 35), que trata do trabalho em altura, realizada pelo SENAI. “Todas as profissões que de alguma forma correm algum risco no dia a dia precisam ter qualificações para mitigar esses riscos, que são os da área de Segurança do Trabalho. Existe o trabalho em altura, trabalho em espaço confinado, operação de máquinas com movimentos, operação de caldeiras, trabalho com energia, entre outros. Existem normas regulamentadoras que estabelecem os parâmetros para garantir o padrão de segurança dessas atividades”, explica o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

 

 

Gleidson Pereira, de 32 anos, participou da experiência. Ele cursa o técnico em Eletrotécnica no SENAI-RN e almeja trabalhar no setor de Energia Eólica. “Foi uma experiência muito boa. Ajudou a encarar meu medo de altura, o que é necessário para trabalhar no topo de aerogeradores, que têm cerca de cem metros de altura”, declara.

 

 

Já Aparecida Pimentel, 45 anos, é dona de casa no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal, e buscou uma consulta de cardiologia oferecida no SESI Cidadania. “Minha irmã me falou sobre essa oportunidade, então agendei o horário para me consultar. Gostei muito do atendimento, que foi de qualidade, prático e bastante rápido”, afirma. “Eu estava precisando muito dessa consulta, mas estou sem condições de realizar uma particular e na rede pública demora muito tempo”, completa.

 

[ape-gallery 56773]

 

 

Skip to content