COZINHA BRASIL

Dicas

O QUE É O PROGRAMA SESI COZINHA BRASIL?

É um programa de educação nutricional que ensina a aproveitar todas as partes dos alimentos nas receitas diárias. O objetivo é combater o desperdício e inserir na alimentação dos brasileiros cascas, talos, sementes e todas as partes que normalmente vão para o lixo. Isso é feito em cursos nas unidades móveis do Cozinha Brasil, que vão até as empresas, onde são ministrados cursos gratuitos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UTILIZAR TALOS, CASCAS E SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO

Alguns alimentos possuem mais nutrientes nessas partes do que nas que comumente utilizamos. Muitos não sabem que é nas cascas das frutas que encontramos o maior número de fibras, que funcionam como uma vassourinha no nosso organismo.
Elas fazem a limpeza de tudo o que está em excesso como gordura e açúcar. São as fibras que auxiliam na diminuição do colesterol e também na prevenção e combate da diabetes. Utilizando os alimentos integralmente evitamos doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade.

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE AS EMPRESAS TÊM AO OFERECER AOS SEUS TRABALHADORES AULAS DO COZINHA BRASIL?

As empresas ganham um funcionário que rende mais. Melhorando a qualidade da alimentação é inevitável que o rendimento do funcionário aumente, pois alguns nutrientes ajudam a melhorar a criatividade, a atenção e a disposição física.

COMO DEVE SER O AMBIENTE ONDE OS FUNCIONÁRIOS COMEM?

Em primeiro lugar, ele deve ser tranquilo, livre de qualquer coisa que possa desviar a atenção da comida. O trabalhador tem que saber o que está comendo, porque senão pode comer a mais e não mastigar direito, além de se saciar mais rápido do que deveria.
O ambiente também deve ter um espaço reservado para higiene pessoal, com pia, sabão e toalhas. As rampas onde são expostas as comidas devem estar na temperatura correta para cada alimento. É importante também que as mulheres prendam o cabelo quando vão comer.

Outra dica importante é evitar ficar falando em cima da comida. Quem estraga a comida, na maioria das vezes, é o próprio consumidor.

COMO A EMPRESA PODE TRABALHAR PARA CONSCIENTIZAR SEUS TRABALHADORES QUE É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

É importante primeiro saber como os funcionários da empresa se comportam, se é comum comerem coisas saudáveis, se estão acima do peso etc. Para isso, o SESI tem o projeto Indústria Saudável, no qual especialistas vão até a empresa e fazem exames para verificar como está a saúde dos funcionários.
Depois de ver como seus funcionários estão, a empresa decide que meio irá utilizar para conscientizá-los. O SESI também dispõe de palestra sobre Qualidade de Vida e consultoria para elaboração de cardápio para restaurantes de empresas.

Não importa o meio, o mais importante é que a empresa e o trabalhador tenham consciência da importância de uma alimentação saudável.

Skip to content