Educação é o caminho para criação de oportunidades e sucesso do país, diz Paulo Afonso Ferreira

15/03/2019   21h05

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em exercício, Paulo Afonso Ferreira, afirmou nesta sexta-feira (15), durante a abertura do Festival SESI de Robótica, que a educação é imprescindível para o surgimento de oportunidades aos jovens e para o futuro do país. “Acredito que a educação é o caminho para a criação de oportunidades e para o sucesso de uma nação”, afirmou o dirigente.

 

 

O Festival SESI de Robótica, que ocorre desta sexta-feira (15) a domingo (17), no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, reúne 1.200 competidores, além de técnicos das equipes e juízes das competições. Paulo Afonso Ferreira ressaltou a experiência do Sistema Indústria em torneios de robótica. “O SESI e o SENAI estão aqui para apoiá-los, para orientá-los nessa jornada da educação e prepará-los para o futuro do trabalho. Vocês são a geração para o futuro da indústria brasileira e, principalmente, o futuro desse país”, discursou.

 

 

Paulo Afonso Ferreira observou ainda que o SESI oferece uma educação que atende às aspirações dos jovens e, ao mesmo tempo, às exigências do mundo do trabalho. “Há 12 anos, desenvolvemos um programa de robótica educacional na educação básica, com foco nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciência e Tecnologia”, acrescentou o presidente em exercício da CNI.

 

 

No festival, estudantes, professores e pesquisadores executam as diferentes etapas do processo de construção e de programação dos robôs, fruto do aprendizado na prática de Ciências, Matemática, Física e outras disciplinas ligadas à tecnologia. No fim de semana, os participantes do festival estarão divididos em equipes que disputarão em três categorias: FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e a F1 nas Escolas.

 

 

ABERTURA – Além de Paulo Afonso Ferreira, participaram da abertura do evento o presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugênio Vieira, também presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); o general Waldemar Barroso, presidente da Finep, que representou na solenidade o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; o diretor de Educação e Tecnologia e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; e o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól.

 

 

“Vocês daqui a algum tempo estarão construindo, gerando riqueza e melhorando a nossa qualidade de vida. Nós dependemos de vocês. Vocês nos dão a esperança de que o nosso futuro será melhor que o nosso presente”, frisou o presidente da Finep, Waldemar Barroso.

 

 

Representando a Lego, Pedro Alejandro observou que o SESI é um dos grandes parceiros mundiais da empresa para a robótica. “Já fomos a eventos em todos os locais do mundo e não existe nada igual a este festival do SESI. O SESI é um parceiro muito importante para a Lego”, disse.

 

 

 

PALESTRAS – Antes da abertura, centenas de competidores se reuniram na arena onde ocorre o torneio da FLL para assistir à palestra do designer sênior da Lego e especialista em robótica educacional, Lee Magpili. O engenheiro filipino destacou a importância da robótica para o futuro profissional dos estudantes.

 

 

“É importante vocês saberem que constroem coisas reais, que realmente têm utilidade prática. O desafio desta temporada é um dos melhores de todos os tempos”, disse, referindo-se ao tema desta edição, denominado “Into Orbit (Em órbita)”, no qual estudantes são desafiados a identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social, enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar.

 

 

 

Logo depois da abertura foi a vez de o diretor de programa do Centro de Recurso de Educadores da Unidade de Verificação e Validação Independente da Nasa, Todd Ensign, falar para os estudantes. “O objetivo da Nasa é dar à sociedade algo melhor por meio da tecnologia. Por isso, apostamos em preparar vocês (jovens) para construir a tecnologia do futuro”, enfatizou.

 

 

Com direito a coreografias e gritos de guerra dos competidores, a abertura contou com a já tradicional participação bem animada dos estudantes. A solenidade foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagens às vítimas do ataque a tiros que deixou 10 pessoas mortas na última quarta-feira (13), em Suzano, na região metropolitana de São Paulo.

Skip to content