Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica

14/03/2019   11h08

 

Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

 

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma competição de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

 

Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core

 

 

Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge

 

 

Participam do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, com disputas em duplas e individuais.

 

O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. Mas as equipes não são avaliadas apenas pelos robôs, como também pelo envolvimento com a comunidade. São avaliadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

 

 

Torneio SESI F1 nas Escolas

 

 

O Torneio SESI F1 nas Escolas (F1 in Schools) é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1, que deve ter no mínimo 50 gramas.

 

Com algums peças feitas em impressoras 3D, o veículo, impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2, participa de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa. A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.

 

 

REDES SOCIAIS – Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.

 

 

Skip to content