Equipe da Escola do SESI-RN está classificada para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Cartografia

17/10/2019   11h14

 

A equipe da escola SESI São Gonçalo do Amarante/RN, composta pelos alunos Dailton Lima, Renata Custódio, Elton Santos e Ana Paula Rodrigues, sob a orientação do professor Diego B. Cavalcante, foi classificada para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2019.

 

Em sua primeira participação na competição, após quatro fases, sendo duas teóricas e duas práticas disputadas desde o mês de maio com mais de 1300 equipes de todo o país, a equipe da escola SESI ficou em 3° lugar geral, obtendo assim a vaga inédita para a final dessa competição. Vale ressaltar que desde do início da competição, a equipe ficou entre os primeiros em todas as fases, tendo inclusive a maior nota do Brasil na 3° fase, onde os alunos usaram a estratégia do lego e da robótica educacional na construção do mapa tátil. Já na quarta fase, eles se mantiveram entre os primeiros quando construíram um story map e um documentário contando a história de um casal de refugiados venezuelanos que migraram para a cidade de Natal/RN em busca de uma vida melhor.

 

Segundo o professor/orientador da equipe, Diego B. Cavalcante, a participação na Olimpíada Brasileira de Cartografia é parte integrante de um projeto maior desenvolvido todos os anos em turmas da primeira série do ensino médio das unidades Natal e São Gonçalo do Amarante, onde ao longo do bimestre é trabalhado o tema da cartografia, com aulas teóricas e práticas no laboratório de ciências e informática, envolvendo desde analise de imagens de satélites até a confecção de uma representação da superfície terrestre em uma realidade em 3D. Os alunos com os maiores índices acadêmicos obtidos durante o desenvolvimento do projeto, foram selecionados para compor a equipe que disputou a OBRAC, sendo dessa forma a culminância de um projeto que durou todo o ano letivo.

 

A etapa final será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro, na Universidade Federal Fluminense, situada na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro. O evento é bienal, contando com o financiamento do CNPq, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil

Skip to content