Equipe do SESI-RN classificada no Desafio de Robótica desenvolve projeto para ajudar alunos com reforço online

10/09/2020   11h34

 

Uma das equipes do Rio Grande do Norte classificadas para a fase dois do “Desafio SESI de Robótica Covid-19”, a “Eureka”, formada por alunos da Escola do SESI de Natal, desenvolve um projeto para auxiliar as famílias e apoiar as crianças nas atividades escolares, de forma virtual e gratuita. O objetivo principal do projeto é disponibilizar um reforço online para auxiliar essas crianças.

 

Na plataforma “Eduquar”, há possibilidade de cadastro tanto para voluntários, ou seja, “pessoas cursando ou formadas em pedagogia e que queiram ter experiência de reforço online remotamente”; como para alunos que desejem ter o apoio do reforço online.

 

 

 

 

A equipe Eureka é formada pelas alunas Ana Clara, Jéssica Carolyne, Laysa Raquel e Monique Beatriz, que tem o apoio da psicopedagoga Hosana Souza e da psicóloga Girleianne Souza, contando com professores mentores. No ambiente de reforço online, haverá monitores cursando ou formados em pedagogia para o acompanhamento.

 

Ao desenvolver o projeto, elas levaram em consideração que uma das consequências da pandemia do coronavírus foi a suspensão das aulas presencias. Com isso, a educação das crianças foi integralmente em casa, gerando um grande desafio para estudantes, família e educadores. O contato com a equipe pode ser feito pelo email eurekaequipe27@gmail.com.

 

Ao todo, 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase Desafio SESI de Robótica Covid-19, das quais seis são formadas por alunos do SESI-RN. Agora, os jovens vão detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

 

Na etapa final do Desafio de Robótica, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral e, ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria.

 

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para março de 2021.

 

As equipes selecionadas das escolas do SESI-RN foram a Poti (São Gonçalo do Amarante), Minerva (Natal), Cangaçovid (São Gonçalo do Amarante), Eureka (Natal), Sesi Ponto de Ignição (São Gonçalo do Amarante) e Mereki (Natal).

 

As equipes são integradas por estudantes de 9 a 18 anos, que foram convidados a se engajarem na busca de soluções que minimizem os impactos causados pela Covid-19. Para isso, usam a criatividade e a robótica como ferramenta para seus projetos no desafio. Os projetos são desenvolvidos e apresentados em uma plataforma online.

Skip to content