Equipe SESI/SENAI/RN é credenciada para final da FEBRACE 2019

20/02/2019   16h08

 

Os alunos Luís Felipe, Victor Rodrigues e Lucas Ferreira (que cursaram o 2°ano do ensino médio da Escola SESI articulado ao curso de Edificações no SENAI), e o professor-orientador Diego Cavalcante, do SESI/SENAI/RN, ficaram em 1º lugar na 24° Feira internacional Ciência Jovem, na categoria Desenvolvimento Tecnológico. A conquista gera o credenciamento como finalistas da FEBRACE 2019 (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), a maior feira cientifica do país e uma das maiores da América Latina, que ocorre em São Paulo, entre os dias 19 a 22 de março.

 

A gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que tudo começou depois da participação no programa SESI de Engenharia no primeiro semestre de 2018, somado a ideia e necessidade de melhorar o funcionamento do ar condicionado de veículos. A partir disso, eles desenvolveram um sistema de resfriamento do condensador de ar condicionado veicular, reutilizando a água dissipada pelo funcionamento do mesmo.

 

 

 

O sistema é ecologicamente correto do ponto de vista da sustentabilidade, pois reutiliza uma água que seria dispensada na natureza e propicia maior conforto térmico, segurança nos congestionamentos e economia, aumentando a durabilidade e possivelmente também diminuindo o consumo.

 

Os estudantes afirmam que estão na reta final da progressão das melhorias do projeto e otimistas em realizar um grande trabalho na FEBRACE para obter um bom resultado. “Das diversas categorias existentes na competição, estamos também participando da categoria do voto popular, sendo imprescindível o apoio de todos para o nosso sucesso nessa modalidade. Desse modo convidamos a curtir nossa página no facebook, que futuramente haverá apresentação do projeto nele, somado a outras informações sobre nosso trabalho, além de como anda o desenvolvimento do nosso projeto”, explicou aluno Luís Felipe.

 

Após o triunfo no Ciência Jovem, a equipe retornou aos trabalhos para desenvolver duas grandes evoluções para o projeto. Primeiro, a elaboração de um reservatório térmico para conservar a temperatura da água (que desde a sua origem já é de baixa temperatura, entre 3 a 5°). E a automatização do projeto, por meio de um sistema que será acionado pelo pressostato localizado no condensador, e que ativa o sistema quando registra aumento da pressão do gás refrigerante introduzido no condensador.

Skip to content